Outro dia publiquei no Instagram uma imagem (parecida com esta acima) com uma planilha que criei de aplicativos que estou utilizando para me exercitar. Algumas pessoas vieram me perguntar o que era isso afinal de contas é comum o uso de planilhas de treinos, por exemplo para corridas, mas não de aplicativos.
Apesar de parecer algo diferente, minha ideia é até que bem simples. Atualmente estes são os aplicativos que mais utilizo para treinar. Sigo as orientações destes para condicionar meus treinos. Mas como são muitos (e meu tempo curto) estava difícil utilizá-los sem algum tipo de organização. Sendo resolvi colocar ordem na bagunça e resultou nesta planilha.
O que fiz foi o seguinte: Comecei com meu foco que é correr uma maratona, então parti primeiro para configurar uma planilha de treinos de corrida dentro do aplicativo My Asics. Este resultou em quatro dias por semana. Com isso fui fazendo o mesmo com os outros mas tentando encaixar suas rotinas nos outros dias. Sendo assim tenho agora uma “planilha de planilhas” de treinos diversos.
É a melhor solução? Não faço ideia, mas é a que melhor consegui para mim. Vai dar certo? Espero que sim, veremos no dia da Maratona do Rio de Janeiro que é minha meta.
Já estava esquecendo de dizer quais são estes aplicativos. Vamos a eles:
- My Asics: Para os treinos de corrida.
- Nike+ Training Club: Para exercícios cardiovasculares.
- Runtastic Six Pack: Para exercícios abdominais.
- Runtastic PushUps: Para exercícios de flexões de braço.
- Runtastic SitUps: Para exercícios abdominais.
- Runtastic Squats: Para exercícios de agachamento.
- Runtastic Leg Trainer: Para exercícios de perna.
- Runtastic Butt Trainer: Para exercícios de glúteos
- SWORKIT Pro: Para exercícios de alongamento.
- Movescout: Uso em todos os treinos, mas também para criar exercícios de duatlo, pedala e patinação. Requer um relógio Suunto para ser melhor aproveitado.
Detalhe: Todos estes aplicativos estão disponíveis tanto para iOS quanto para Android. Alguns são gratuitos, outros possuem versões pagas.