Comparativo Garmin Viago e Here Maps no iPhone

Nokia Here Maps vs Garmin Viago - Visão geral de rota
Nokia Here Maps vs Garmin Viago – Visão geral de rota

Conforme comentei no post anterior, a Nokia (a verdadeira) liberou o Here Maps para iOS. Por enquanto apenas para iPhone, uma versão para iPad disseram que virá com o tempo pois querem aprimorar bem a usabilidade e experiência do aplicativo primeiro.

Realizei diversos testes com o Here Maps no iPhone e gostaria de compartilhar minha opinião comparando-o com o Garmin Viago (review aqui). Antes de mais nada, hoje considero estes dois dos melhores, se não os melhores aplivativos de navegação por GPS para iOS. Esquece Google Maps, Waze ou mesmo o Apple Maps. Aplicativo deste tipo DEVE ter mapas offline. Ingênuo é quem acha que vai pegar estrada dependendo de sinal de celular.

Nokia Here Maps vs Garmin Viago - Rota em curso
Nokia Here Maps vs Garmin Viago – Rota em curso

Mas vamos aos pontos comparativos:

Preço:
Vamos ao ponto onde mais atrapalha no comparativo. O Garmin Viago é muito bom e bastante completo, mas diversos pontos positivos deste se perdem aqui. Para ter a maioria dos recursos é preciso pagar. A começar pelos mapas offline ($19,99 pelos mapas de cada continente). Para que ele fique bem completo (e realmente fica) é preciso desembolsar uma quantia razoável. No final das contas para ter os principais recursos fácil fácil vão ai uns $60. Já no Here Maps TUDO é grátis, incluíndo mapas e suas atualizações, serviços online, informação de trânsito…

– Ponto para o Here Maps.

Mapas
Aqui não há muito o que dizer já que ambos utilizam a mesma base de mapas, os da Nokia. Então não há praticamente diferença aqui. Só não sei dizer quanto às atualizações destes no Garmin Viago. Claro que o Here terá sempre os mais atuais liberados pela finlandesa.

Como não tenho certeza de como ficará o futuro do Garmin Viago, vou considerar por enquanto um empate.

– Empate

Rotas
Os dois aplicativos contam com três tipos de rotas, sendo elas de carro, através de transporte público e caminhando. Mas novamente o Garmin perde ponto pois para liberar o Urban Guidance (in app com transporte público e caminhadas) é preciso desembolsar mais $5, enquanto no Here é gratuito.

– Ponto para o Here Maps.

Fonte externa de informações
Ambos contam com fontes extras para informações sobre estabelecimentos como hotéis, restaurantes e outros. O Here Maps trás informações do TripAdvisor, Lonely Planet e outros, já o Garmin Viago do Foursquare.

No Garmin Viago os dados são dentro do próprio aplicativo, é como se o Foursquare estivesse inserido nele. Já o Here apresenta poucos dados neste sentido e para visualizar mais informações é apresentado um link para abrir no Safari.

– Ponto para o Garmin Viago

Velocidade para encontrar pontos
A velocidade dos dois aplicativos é praticamente a mesma, não apresentando nada de tão diferente entre eles.

– Empate

Facilidade de uso
O Garmin Viago não é complicado, mas precisa de um certo tempo para conhecer como funcionam seus recursos. Já o Here Maps é mais simples. Pode não parecer nada de mais, mas isso é importante quando se está em movimento, principalmente dirigindo (não recomendo fazer isso).

– Ponto para o Here Maps

Sincronização online
Neste ponto o Garmin Viago não tem como competir simplesmente porque não possui este recurso. Até comentei no review deste aplicativo como ponto negativo. Desta maneira, caso tenha de reinstalar ou instalar em outro aparelho perde-se todos os POIs pessoais cadastrados.

Já o Here Maps conta com um ótimo serviço no qual é possível criar não apenas os locais, mas também separá-los em grupos. Muito útil para criar listas de locais para viagens específicas (ex. férias do ano, viajem de negócios…). Além dos pontos é possível criar rotas também via site e sincronizar com  o aplicativo, ou vice-versa.

– Ponto para o Here Maps

Recursos
Os dois contam com praticamente os mesmos recursos, dentre eles tipo de rota, mudança de cores de acordo com o horário (dia e noite), personalização de informações na tela, rotas a evitar, dados de trânsito, autozoom…

– Empate

Dados e avisos sobre trânsito
Os dois contam com informações sobre trânsito as quais são apresentadas na tela cada um à sua maneira através de coloração sobre as rotas. O Garmin Viago pode mostrar além disso uma lista com os pontos de engarrafamento, além do bem útil aviso por voz. Pena que para isso seja preciso colocar a mão no bolso novamente e pagar pelo recurso ($19,99). O Here Maps não conta com nada neste sentido, apenas pinta a pista com cores indicativas.

– Empate apenas por ser um gasto alto, do contrário seria ponto do Garmin Viago.

Alerta de velocidade da via / radares
Saber a velocidade da via é importante para evitar uma multa por correr muito. Ambos contam com este recurso. Já na questão de alerta de pontos de radares (chamados pardais aqui em Brasília) os dois pecam pela falta. Na verdade o Garmin Viago até conta com isso, mas através de outra compra ($9,99) e este recurso está presente apenas para Europa e América do Norte.

– Empate

Idiomas disponíveis
Por enquanto o Here Maps para iOS está apenas em inglês e conta com vozes em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. É temporário pois para as outras plataformas o português (brasileiro) está disponível. O Garmin Viago está todo em português, inclusive com voz gratuita.

– Ponto para o Garmin Viago (até que a Nokia libere em português)

Consumo de bateria
Fato: Aplicativos deste tipo gastam muita bateria. Sempre que foi pegar a estrada utilizando um é obrigatório levar um carregador veicular. Neste ponto a Nokia caprichou e incluiu um recurso para diminuir este consumo quando o aplicativo está em segundo plano e não se está guiando alguma rota.

– Ponto para o Here Maps

Resultado final
No somatório dos pontos positivos, contando também os empates, o Here Maps ficou na frente com 9 pontos e o Garmin Viago obteve uma pontuação de 7 o total. Resultado bem apertado e que pode mudar de acordo com a opinião de cada um. Nas minhas considerações o Here Maps é melhor e voltou a ser meu navegador principal.

Observação: No momento em que estou publicando este post o Garmin Viago não está aparecendo mais como disponível tanto na App Store (iOS) quanto na Play Store (Android). Estranho…

Compartilhe