Review Ulanzi DOF para smartphones

DOF Ulanzi
DOF Ulanzi e Rig Metal bumper

Se você trabalha com filmagens utilizando smartphones este é um acessório que vai levar suas produções para um outro nível de qualidade. Mas afinal, “o que é um DOF? Para que serve isso?” Antes de qualquer coisa acho que é preciso explicar do que se trata. Não gosto muito de dar explicações muito técnicas, mas vamos lá:

A sigla DOF vem de Depth Of Field (Profundidade de campo). Um pouco de teoria: As câmeras, sejam elas de smartphones ou de qualquer outro tipo, só podem focar suas lentes em um único ponto por vez, é a área em que a imagem fica nítida. Sendo assim há uma área que se estende na frente e por trás deste ponto de foco.

Esta zona é conhecida como a profundidade de campo. Ela não é uma distância fixa e pode mudar de tamanho. Esta zona pode ser descrita como superficial (em que apenas uma zona estreita aparece nítida) ou profunda (onde mais da imagem fica visível).

Ok, acho que já deu para entender um pouco, então vamos ao adaptador DOF. Ele, como é possível perceber pela descrição acima, não é apenas uma peça para encaixar uma lente no smartphone, ele não é um adaptador de lentes. Sim, ele permite que você use algumas lentes SLR sobre a lente de seu smartphone mas também serve para obter uma profundidade de campo rasa, semelhante a uma câmera DSLR. Sozinho ele não serve para nada, depende de uma lente acoplada.

Certo, então é só colocar um destes no meu celular, acoplar uma lente profissional e sair filmando e/ou fotografando? Não. Usar um adaptador DOF não é simples assim, provavelmente quem nunca utilizou um não será capaz de “apontar e disparar” e ter bons resultados de primeira, leva tempo e prática para alcançar o efeito desejado.

Os adaptadores DOF são diferentes de simples adaptadores. Eles normalmente são feitos de um tubo com um anel de montagem SLR de um lado e um conjunto de lentes macro do outro. Entre tudo isso (do lado de dentro) há uma tela de foco. A lente SLR projeta a imagem na tela de foco, permitindo que o telefone enquadre a tela intermediária focando no modo macro.

Qualidade de construção

A estrutura do DOF da Ulanzi é construído com muita qualidade. É impressionante como eles capricharam nisso, ainda mais se levar em consideração o preço cobrado por este acessório se compararmos ao grande concorrente neste mercado (BeastGrip). O adaptador DOF é feito de liga de alumínio anodizado em preto, o que aparenta ser bastante durável.

No lado “inferior”, o que vai próximo ao smartphone há uma rosca de 17mm que é compatível com a grande maioria dos Rigs presentes no mercado para smartphones. 

Aqui cabe a primeira observação a se levar em consideração. Não adianta comprar um DOF, uma lente e utilizar com um suporte qualquer para acoplar ao smartphone. O conjunto (DOF+lente) pesa bastante e com isso aqueles suportes mais simples que acompanham as lentes pequenas de celular não irão funcionar. É preciso utilizar um Rig de qualidade (confiram aqui algumas opções).

O DOF da Ulanzi é feito especificamente para lentes padrão Sony (e-mount) que normalmente são um pouco mais caras. A empresa já confirmou que em breve irão comercializar adaptadores para poder utilizar lentes de outros padrões (Canon, Nikon…). Mas caso não queira esperar por isso há no mercado diversos acessórios semelhantes que já fazem isso.

Ergonomia e usabilidade

O DOF da Ulanzi é bem menor que seu concorrente mas ainda assim, ao utilizá-lo em conjunto com uma lente o equipamento fica bem mais pesado do que o normal para filmagens com smartphones.

No quesito estabilização fica bem nítido, ao começar a filmar com o conjunto todo, que este quesito fica prejudicado. É possível melhorar a estabilização utilizando recursos dos aplicativos mas ainda assim será preciso muito treino para se acostumar.

Então considerando peso + estabilização (falta de) eu recomendo fortemente que não “filme na mão” e que se use com Rig adequado e um bom tripé para ter bons resultados. Aí sim este DOF irá funcionar bem como anunciado e você terá ótimos resultados.

Lentes apenas manuais

Quem está acostumado a filmar com smartphones vai estranhar um pouco no começo. Motivo disso é que a maioria dos bons aplicativos consegue lidar bem com o foco automático. Quando utilizamos um DOF (seja de qual marca for) é preciso ajustar manualmente tanto o foco quanto a abertura da lente. Manualmente? Isso mesmo, as lentes acopladas ao DOF só funcionam em modo manual, nada de foco automático, apesar de que alguns aplicativos podem melhorar isso.

Ainda falando sobre lentes, são elas que irão definir a qualidade das imagens captadas com o DOF. Mas saiba de antemão que o resultado será bem diferente se comparado com o que é captado nativamente pelo seu smartphone sem qualquer acessório. Melhor? Pior? Depende de vários fatores e do seu objetivo.

Você pode capturar vídeos muito bons utilizando este DOF, mas irá precisar trabalhar duro neste sentido. Saiba que você terá de treinar bastante, vai cometer erros, terá de conhecer bem os aplicativos compatíveis e estabilizar muito bem. Seja proativo e curioso, ai sim você conseguirá tirar bastante proveito de um acessório como este.

Aplicativos

Acima comentei sobre aplicativos e isso também é algo que você precisará se preocupar caso deseje utilizar um DOF em seu smartphone. Esqueça os aplicativos nativos e/ou mesmo vários dos mais comuns. Para utilizar um DOF será preciso um “mais profissional” que tenha não apenas controles de foco e abertura, mas também que invertam o que está sendo captado.

A primeira coisa que você irá perceber quando acoplar do DOF + lente em seu smartphone é que tudo está sendo captado de cabeça para baixo. Não vou entrar nos detalhes do porque disso, mas saiba que é um fenômeno perfeitamente natural, TODAS as câmeras fazem isso, mas já apresentam isso corrigido na tela.

Como a maioria dos aplicativos não é desenvolvida levando em consideração o uso de um DOF temos poucas opções disponíveis. A Ulanzi recomenda alguns que trazem este recurso, mas como não conheço todos vou deixar aqui apenas a indicação dos que eu utilizo.

O primeiro é um velho conhecido no mundo das filmagens com smartphones, o até hoje imbatível FilmicPro. Nele para acionar o recurso de inversão basta tocar no ícone de engrenagem, Hardware e depois marcar a opção Adaptador 35mm. Quando não for mais utilizar o DOF é só desmarcar esta mesma opção.

Para fotografia eu utilizo o aplicativo ProCamera. Neste basta tocar em Settings, Advanced Settings, role a tela até General Options, Mirroring Options Menu e habilite Mirroring Options Menu. Com isso irá aparecer uma letra F na tela principal do aplicativo e é a partir dela que você pode fazer a inversão tocando nela até que vire para o lado certo.

Repare que tanto um quanto o outro são aplicativos pagos, o que também se deve levar em consideração na hora de pensar em adquirir um acessório como este (além das lentes). Mas veja que tudo até aqui (acessórios e aplicativos) são destinados aos profissionais do audiovisual que levam estes gastos como investimento.

Conclusão

Vale a pena comprar um DOF como este? Depende. Você é um profissional de audiovisual? Na minha opinião, se a sua resposta for sim eu digo que vale a pena o investimento. O DOF é uma ferramenta que irá elevar o nível de suas produções. Nas mãos de quem está disposto a trabalhar e passar por uma curva de aprendizado é possível obter ótimos resultados. 

Mas se respondeu não para a pergunta acima, talvez seja porque você seja alguém que quer fazer alguns vídeos descompromissados e/ou que não tenha um foco no mercado mais profissional. Tudo bem, isso não é problema, e neste caso digo que esqueça isso pois este acessório provavelmente não foi feito para você.

Eu recomendo este DOF para pessoas que queiram utilizar um smartphone de maneira profissional, que queira explorar novos recursos e tipos de produção que vão muito além do simples “apontar e gravar”.

Meu setup com o DOF

Acho que é interessante deixar aqui um exemplo de setup para uso com este, ou outro, DOF para ter uma ideia do que é necessário investir para utilizá-lo. Lembrando que esta é apenas a minha opinião e que você que está lendo isso pode ter um uso completamente diferente do meu. 

Vamos ao equipamento que utilizo então:

  • DOF Ulanzi
  • Lente Meike e-mount 50mm f/ 1.7
  • iPhone Xs
  • Tripé específico para filmagens (cabeça hidráulica)
  • RIG Ulanzi Metal ou Ulanzi Metal Bumper
  • Aplicativos FilmicPro (filmagem) e ProCamera (fotografia)

Todos estes equipamentos podem ser encontrados na minha página no kit.co (também no QRCode abaixo). Adquirindo por lá você ajuda a manter o site NPossibilidades sempre funcionando. E agradeço à Ulanzi por ter fornecido este DOF para testar e conhecer de perto.

Compartilhe