Estudantes utilizando 360º para desvendar crimes

Projeto utiliza 360º para desvendar crimes
Projeto utiliza 360º para estudos de investigação criminal

Muita gente ainda hoje pensa que produção de conteúdos em 360º serve apenas para duas coisas: Criar tours virtuais ou para fazer fotos no formato tiny planet. Um grande engano. Esta tecnologia pode ir muito além e ser utilizada em praticamente qualquer tipo de trabalho, inclusive para desvendar crimes.

Um ótimo exemplo da variedade de possibilidades foi o que fez recentemente a County College of Morris (CCM) em Nova Jersey, EUA. Por lá eles lançaram um projeto chamado ‘Virtual Crime Scene Capstone Project”.

Neste criaram uma cena de um crime no qual encenaram um assassinato. Estudantes de Fotografia e RV fotografaram tudo em 360º.  Depois criaram um tour virtual para apresentar aos alunos dos cursos de Ciência Forense e Função Investigativa. A tarefa era aplicar seus conhecimentos para investigar o crime. Eles tinham de determinar quais evidências deveriam ser coletadas e estabelecer a maneira e a causa da morte.

Esforço colaborativo

O projeto surgiu com o professor Hrvoje Slovenc (boa sorte para pronunciar), líder do programa de Fotografia e VR na CCM. Após ministrar um treinamento sobre tecnologia de RV, se ofereceu para colaborar com qualquer departamento. Brian Olson, do departamento de Biologia e Química, e a Dr. Maureen Kazaba, do departamento de Justiça Criminal, pensaram que um projeto conjunto poderia ajudar a servir a todos os seus interesses.

Para estudantes de Fotografia e VR, as vezes é um desafio encontrar maneiras práticas de aplicar suas habilidades. Para a Ciência Forense e a Função Investigativa o desafio é outro. Os alunos devem aprender a investigar uma crime sem participar de um na vida real. Isso fez do “Projeto Capstone de Cena de Crime Virtual” surgir.

360º para desvendar crimes – Resultado

Segundo a Dr. Kazaba, a experiência virtual permitiu que os alunos explorassem várias teorias. Também ajudou a destacar a necessidade de abertura de espírito e imaginação. Como ex-tenente da polícia, ela acredita que são qualidades muito importantes para investigadores e para técnicos de evidências.

Como eu sei que isso gera curiosidade, confira abaixo a cena montada para o projeto. Foi esta que os alunos de Ciência Forense e Função Investigativa tiveram de investigar. Você consegue encontrar as evidências e montar a sua teoria com a maneira e a causa da morte?

Mercado de produção 360º

Este é apenas mais um exemplo do que é possível produzir com o equipamento certo e os conhecimentos necessários. Existe um universo de possibilidades a explorar profissionalmente e que está ao seu alcance. Confira como no meu e-book sobre Produção de conteúdos 360º.

Contudo você também tem a opção de contratar minha produtora para executar os seus projetos. Basta entrar em contato através do meu outro site.

Compartilhe