Recentemente falei aqui no site sobre uma lente 360º para câmeras DSLR. Agora trago uma lente 180º ainda mais curiosa.
Quem acompanha o mundo das produções imersivas sabe bem como são as fotos, vídeos, tours virtuais em 360º. Também não é de hoje que existem as produções 3D ou mesmo 180º. Mas até hoje este nicho estava restrito às empresas do setor, tais como Insta360, GoPro, Kandao dentre outras.
Nenhuma das grandes marcas como Sony, Canon, Blackmagic, Fuji havia se arriscado neste meio (Ok a Nikon já fez isso em 2016). Mesmo com as iniciativas do Google, Facebook e outros gigantes da tecnologia já tendo aderido há tempos, a maioria ainda não se arriscou.
Pois parece que agora este cenário pode mudar. A Canon lançou recentemente uma lente voltada para o cenário imersivo. A Canon RF 5.2mm 2.8L Dual Fisheye é a primeira lente do tipo. E já chegou mirando alto! A lente Canon 180º é capaz de gravar em 8K VR180 (!!!).
Vejam abaixo uma amostra do que ela é capaz. Recomendo que coloquem a resolução no máximo e não se esqueçam de explorar o vídeo arrastando para os lados.
Alguns acham o formato 180º mais simples e funcional que os 360º, principalmente para quem os assiste já que não é preciso girar a tela procurando o ponto certo. Eu vejo como uma outra maneira de proporcionar a sensação de imersão. Seja como for este é um passo bem importante para nós produtores imersivos. Ter uma marca de peso como a Canon apostando nisso sem dúvida alguma é de grande ajuda.
Lente Canon RF 5.2mm 2.8L Dual Fisheye
Qual a diferença desta lente para as câmeras VR180? Para começar, elas (câmeras) usam duas lentes e dois sensores. A lente da Canon foi projetada para apenas um sensor full frame, uma bela obra de engenharia. Isso traz uma grande vantagem na hora de sincronizar os dois vídeos captados pelas duas lentes olho de peixe mais o áudio.
Ela tem uma abertura um pouco maior do que anunciado, na verdade são 190º. Foco manual, f/2.8 a f/16 (com ajuste eletrônico) e consegue chegar a uma resolução de 8192 x 4096, 30fps.
Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre ela.
Pontos negativos
Infelizmente eles existem e sinceramente podem tornar a coisa bem impeditiva para a maioria dos interessados. Pra começar vamos com o ponto mais leve: O software próprio da Canon para esta lente ainda não está pronto mas quando estiver vai funcionar através de assinatura (porque isso Canon?).
Este software servirá para converter as fotos/vídeos para o formato VR180 equirretangular. Ele funcionará como um aplicativo independente ou como um plug-in para o Premiere (FinalCut, DaVinci…???). Tanto um quanto o outro custarão US$ 5 por mês. Será possível utilizar soluções de terceiros, mas quem irá desenvolver isso para uma lente tão específica?
O valor da lente é beeem alto. Vai custar, no lançamento em Dezembro de 2021, $1999,00 (e dizem que as lentes Sony são as mais caras). Pra deixar a brincadeira ainda mais cara, ela só funciona com a Canon EOS R5, que custa US$ 3899,00. Ou seja, quer entrar nessa? Se prepara para desembolsar $5898,00, mais impostos, frete e acrescenta aí a assinatura. Sério Canon, precisava dessa assinatura?
Para mais detalhes sobre esta lente Canon 180º e também para fazer a pré-reserva da sua, basta acessar o site oficial.
Aposta no futuro
Sim um equipamento caro, mas o importante é ver que enfim uma grande marca resolver entrar para o ambiente imersivo. Espero que esta aposta da Canon seja apenas a primeira e que com ela as demais marcas também venham.
Que isso também faça com que as marcas tradicionais do mercado 360º/180º resolvam acelerar seus projetos e trazer novos equipamentos ainda melhores. Para começar a lente 3D Mount anunciada pela Insta360 há quase dois anos e que até hoje aparece como “em breve” no site oficial.