Apostar apenas em redes sociais é um bom negócio?

Apostar apenas em redes sociais é um bom negócio?
Apostar apenas em redes sociais é um bom negócio?

De uns anos para cá vejo muitas empresas, empreendedores e pequenos comerciantes migrarem suas estratégias exclusivamente em redes sociais. Até certo ponto pode parecer interessante. Custo mais baixo e um alcance aparentemente maior. Mas será mesmo que é uma boa ideia?

Veja o caso que aconteceu recentemente. Algumas das principais redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram) ficaram algumas horas fora do ar. O resultado para quem apostou todas as suas fichas nelas foi desastroso. Vendas caíram a zero para muitos comerciantes, prejuízo material com produtos perecíveis (setor de refeição), clientes não receberam suas encomendas, pagamentos não foram realizados… Um caos como pode ser visto aqui.

Devo apostar em redes sociais?

É errado apostar em redes sociais? Claro que não, o problema é apostar APENAS nelas. Para vários que resolveram fazer isso o prejuízo foi maior do que a economia em manter um site funcionando.

Mesmo para quem mantém um site para seu negócio a queda das redes causou um certo prejuízo. Por coincidência eu estava fazendo uma pesquisa de empresas de outro nicho de mercado que pretendo atender. O cenário que encontrei foi um tanto assustador. Mesmo sendo empresas com pontos fixos, capital para investimento e lucros que passam da casa dos 6 dígitos só nos finais de semana, muitas delas não tem uma presença online firme.

Várias simplesmente sumiram da Internet durante o apagão das redes sociais. Algumas ficaram com “buracos” em seus sites porque parte de seu conteúdo (fotos e vídeos) só ficam hospedados no Instagram.

“Sites” no Facebook, portifólio apenas no Instagram, informações só no Google Meu Negócio, pagamentos via WhatsApp… Sinceramente este não é um cenário muito seguro para a empresa ou amigável aos seus clientes.

Presença online precisa ser mais firme

Vou deixar aqui algumas sugestões para você que quer se manter online com sua empresa.

Site próprio mantém visibilidade

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação rápida, mas da mesma forma que seu anúncio aparece, ele some na avalanche de outros anúncios que também estão por lá. Sem contar que no seu site é possível apresentar seus produtos da sua maneira e ter a total atenção do cliente.

Utilize as redes sociais para atrair possíveis clientes para o seu ambiente e lá você terá total controle da sua estratégia de comunicação. Além disso, um site bem estruturado e com um bom trabalho de SEO ficará bem posicionado em buscas no Google ou outros buscadores.

Nas redes sociais, o conteúdo não é exatamente seu

Você leu todos os termos de utilização das redes sociais ao criar o perfil de sua empresa? Ninguém lê aquilo. Mas sabia que você cede o direito de uso e reprodução dos conteúdos para elas?

Não apenas isso, há também a imprevisibilidade de disponibilidade. Já vi trabalhos inteiros de anos de publicações sairem do ar por uma simples mudança de regras ou por uma má interpretação de conteúdo publicado. Há também a questão de mudanças causadas em contextos políticos que podem causar o banimento de uma rede inteira localmente.

Sendo assim mantenha o conteúdo informativo e audiovisual de seus produtos (sejam fotos, vídeos, tours virtuais ou o que quer que seja) hospedado na sua estrutura. Nunca apenas no Instagram/Facebook/Youtube. O mesmo vale para sites hospedados no Google Meu Negócio ou similares.

Estes recursos são atrativos por serem rápidos para estarem disponíveis e geralmente fáceis de desenvolver, mas lembre-se do ditado: “Não existe almoço grátis”.

Investir em promoção de conteúdos está cada vez mais caro

Em todas as redes sociais é possível pagar para promover a divulgação de seus conteúdos. O problema é que nos últimos anos essa eficiência de comunicação vem diminuindo consideravelmente. Antes, mesmo sem este recurso, as suas publicações eram enviadas para todos os seus seguidores, isso já não é assim há  bastante tempo.

Cada vez mais é preciso aumentar o investimento neste tipo de divulgação, ou seja, aquele atrativo “gratuito” das redes sociais não é tão “gratuito”. Sendo assim, invista parte da sua verba de publicidade para campanhas também dentro do seu site.

Conteúdo com maior relevância

Ser apenas mais um nas redes sociais não faz o seu negócio se destacar. Se quer fazer alguma diferença você deve investir em conteúdo de qualidade. Isso aumenta a relevância da página e com isso também as taxas de conversão (relação entre as quem busca e quem compra).

Uma boa idéia é investir em imagens de qualidade, vídeos profissionais, textos bem estruturados… Isso é essencial e não é custo, é investimento.

Fotos e vídeos com baixa resolução, tremidos, desfocados, sem tratamento de cores são exemplos do que podem causar a desistência de uma compra por parte do cliente.

Resumindo

Aposte nas redes sociais sim, em todas elas se possível, mas que seja como uma estratégia complementar, não como principal. Invista em conteúdos de qualidade quando possível para firmar a sua presença online.

Por fim deixo uma pergunta para quem acha que só redes sociais bastam para seu negócio: Reparou que até as redes sociais tem sites?

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