Fotos de paisagens

Fotografando paisagens...
Fotografando paisagens…

Capturar fotos de paisagens é algo incrivelmente desafiador. Afinal, você se depara com uma visão verdadeiramente inspiradora, mas que pode se tornar uma experiência frustrante ao tentar colocar toda a beleza ao seu redor em uma foto de forma satisfatória. Existem algumas dicas que podemos usar para ajudar a melhorar esta situação.

Configurações da câmara

Primeiro, verifique se o seu telefone está definido para o modo de câmera correta. Esqueça a definição automática e selecione a opção “paisagem”. Isso assegura que sua câmera manterá o foco em “infinito” – o que será perfeito para paisagens.

Em seguida, várias câmeras (incluindo a Nokia N8, é claro) oferecem a possibilidade de adicionar uma “grade” para a imagem. Esta opção irá sobrepor um conjunto de linhas em toda a sua tela. Não se preocupe, eles não vão aparecer na imagem final, eles só estão lá para ajudá-lo a compor suas fotos.

Por fim, se você estiver tirando fotos de paisagens, ajuste a câmera para uma configuração wide-screen. Este modo não é muito comum, mas irá adicionar um espaço extra à sua foto com mais detalhes do que seria possível em uma foto comum.

Quebre um pouco as "regras", com isso você pode obter o impacto desejado
Quebre um pouco as “regras”, com isso você pode obter o impacto desejado
Trabalhar com ângulos inusitados pode fazer com que consiga um efeito dramático
Trabalhar com ângulos inusitados pode fazer com que consiga um efeito dramático

Tirar a foto

Se o sol está se pondo, ou se você estiver tirando fotos em locais mais escuros, como florestas, etc., você deverá dar uma atenção extra à sua câmera, segurando-a da forma mais imóvel possível. Tente apoiá-la em uma árvore ou segurá-la contra um banco, uma pedra, carro… Isso faz uma diferença enorme!

Para se ter uma composição interessante, tente seguir a “regra dos terços”. Isso é fácil com a configuração da grade ativada: Basta alinhar o horizonte ao longo do topo ou do fundo das linhas da grade (depende do que for mais interessante, ou seja, o céu ou a terra).

Se algo estiver na frente do que pretende fotografar, tente dar alguns passos para o lado, isso pode fazer uma grande diferença – só fique atento para isso caso esteja à beira de um penhasco o algo parecido.

Esta é a mais uma de uma série de dicas fotográficas que serão disponibilizadas aqui no blog. Todas elas estarão agrupadas nesta área.

Compartilhe