Here Maps no Garmin para iOS e Android (atualizado)

Se tem uma coisa que curto bastante é GPS, principalmente quando se trata de uso veícular. Já testei diversos aplicativos/serviços diferentes e de tudo que utilizei para mim os melhores sempre foram Garmin e o antigo Nokia Mapas, que depois virou Here Maps. Desde os tempos do Symbian estes sempre foram os mais práticos. O Waze é bom mas ao contrário do que a maioria acha considero um serviço bastante limitado.

Antes que me critiquem por isso, vou justificar minha opinião. O Waze é legal pelo lado social com as notificações informadas pelos próprios usuários, por ser gratuito e estar integrado ao Google Maps. Ok, esses realmente são argumentos fortes. Mas tudo isso só é válido em duas situações, dentro das cidades, aonde temos informações de outros usuários, e em locais com sinal de operadora. Já tentaram pegar estrada com ele? Utilizar com um plano pré-pago sem crédito? Ou então viajar para o exterior e não contratar um plano local?

Acabei fugindo do foco deste post que é falar sobre o aplicativo Garmin Viago. Para quem gosta dos mapas da Nokia (a verdadeira, não a Microsoft) e mudou de sistema operacional móvel, um dos pontos negativos é a perda desta facilidade. Tudo bem que a finlandesa já anunciou que vai disponibilizar o Here Maps para outras plataformas, mas no Garmin Viago temos uma junção bem interessante.

A Garmin é uma das melhores e mais tradicionais empresas deste setor, Here Maps que é mantido na verdade pela Naviteq (empresa da Nokia) também tem muita tradição nesta área. Eu antigamente era um assíduo usuário do aplicativo Garmin. Ele era tão bom que um atingo “manual” que criei ainda é até hoje o post mais visitado aqui no NPossibilidades. Só parei de utilizá-lo porque foi descontinuado após o fim do Symbian. Mas a nova versão (disponível para iOS e Android) trouxe de volta as mesmas facilidades, mas com detalhes bem legais.

Para começar o principal destes é, como disse anteriormente, os mapas da Nokia. O preço inicial do aplicativo é também bastante convidativo ($1,99 iOSR$4,65 Android). Disse inicial porque ele funciona através de compra de recursos internos. Alguns são muito interessantes, outros não tanto, sem contar alguns que não funcionam no Brasil. Mas isso vai de cada um quais recursos valem ou não à pena. Recomendo que leiam com calma a descrição do que está disponível para seu sistema preferido. Mas no geral é uma ótima aquisição para quem realmente precisa de um aplicativo para navegação veícular de verdade.

[Atualização] Ah, alguns detalhes que esqueci de comentar, os mapas da Nokia funcionam em modo on-line se não adquirirem a funcionalidade correspondente, mas caso optem por isso ele irá funcionar mesmo sem rede de dados. O aplicativo traça rota até o endereço cadastrado na lista de contatos, tem gerenciamento de plano de rotas e outros recursos interessantes. Já os recursos pagos tornam o Garmin Viago ainda mais completo:

Informações sobre o trânsito, alerta de radares, assistente de faixa de rodagem, prédios em 3D, indicação sonora com nomes das ruas, visão em 3D e guia de navegação urbana com indicações sobre transporte público (à pé, metrô, taxi, barca…). Um recurso que gostei bastante é o “Direções reais” que fala de forma mais natural as indicações. Por exemplo, ao invés dos simples “vire à direita”, ele irá falar “vire à direta no semáforo” ou “vire à esquerda depois da igreja”. Gostei. Mas estes são funcionalidades pagas e que não estão todas disponíveis para o Brasil.

Compartilhe