Organização de atividades de um jeito Geek

Organização de tarefas com o iPad
Organização de tarefas com o iPad

Este é um outro post que já publiquei anteriormente na minha coluna no site Wergeeks.net. Confiram por lá este e outros conteúdos para Geeks.

Todo geek que é que geek de verdade trabalha de que forma? Multi-tarefa claro. Sempre estamos fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, e invariávelmente ficamos quase que o tempo todo conectados à alguma rede social, ouvindo música, com caixa de e-mails aberta, SMS chegando… Coisas comuns para as gerações X e Y mas que no final das contas acaba atrapalhando a produtividade. Então como fazer para não se perder em nossos projetos? Como nos organizar em nossas atividades?

Bom, neste post não vou falar sobre as metodologias de organização que existem por ai, a idéia é compartilhar com vocês a forma como faço para conseguir realizar minhas atividades com o auxílio do iPad. Em alguns pontos, minha “metodologia pessoal” até lembra um pouco o GTD (ops… GTD? Confiram aqui o que é isso), mas é apenas coincidência mesmo.

O que eu faço é o seguinte. Divisões de atividades em contextos. Primeiro divido o que é pessoal do que é profissional. Desta forma consigo manter o foco no que realmente preciso fazer. Tendo separado isso, cada uma destas divisões fica gravada em aplicativos diferentes.

aNote
aNote

Para tarefas profissionais como o meu trabalho, minhas consultorias, o site NPossibilidades, os posts da coluna aqui no WeRgeeks, utilizo um aplicativo chamado Awesome Note HD. Gosto muito deste por que me permite separar ambientes diferentes internamente em abas e fazer anotações rápidas em reuniões, criar check lists de ativides, programar tarefas com lembretes e uma série de outros recursos.

2Do
2Do

Para atividades pessoais como agendas dos meus filhos, reparos para fazer em casa e as diversas outras tarefas do dia a dia utilizo um outro chamado 2Do. Faz praticamente o mesmo que o Awesome Note HD, mas de uma forma um pouco menos formal. Dai a minha escolha deste para o lado pessoal.

Desta forma consigo organizar as atividades de formas distintas e realizá-las em momentos distintos. Quanto vou realizar atividades profissionais não vejo as pessoais e vice-versa. Isso diminui a dispersão.

Lembretes
Lembretes

Mas ai veio agora uma nova opção com a atualização do iOS 5. Entre outros recursos, está presente nativamente no sistema o aplicativo Lembretes, que é um outro gerenciador de atividades muito bom (apesar de não contar com todos os recursos dos dois citados acima). E ai? Ficou sobrando na minha organização? Claro que não.

O que fiz foi incorporá-lo para foco pontual. Quer dizer o seguinte: Toda vez que sento para trabalhar em alguma coisa trago para ele tudo o que preciso fazer naquele momento. Por exemplo, vou desenvolver tais funcionalidades para determinado sistema, são apenas elas que ficam gravadas agora. Vou escrever este ou aquele post para o blog, a mesma coisa. À medida do que vou terminando basta marcar como realizado e pronto. Não preciso sequer ver as outras atividades de outros contextos.

Dá um pouco de trabalho se organizar assim, mas depois que acostuma torna a coisa bastante produtiva e consigo manter melhor o foco no que realmente preciso fazer.

E vocês, como fazem para se organizar?

Compartilhe