Review do Fox Prime I-Motion – Lado Geek do carro

Como anunciei outro dia fiz alguns testes no novo Fox da Volkswagem. Bom vocês devem estar se perguntando o que um post sobre carros está fazendo em um que trata sobre tecnologia. Acontece que este review não é propriamente sobre o carro, ele foca no lado tecnológico deste. Enfim, Geeks também dirigem carros e gostam sempre que possível de utilizar seus brinquedinhos eletrônicos em qualquer lugar, inclusive no trânsito. Não vou entrar em detalhes como autonomia do veículo, motorização, injeção eletrônica e outras características do tipo. Deixo isso para sites e blogs especializados, não vou me intrometer em assunto que não domino.

Botões, botões e mais botões
Visual moderno, mudou muito em relação ao Fox anterior

Bom, pra começar, o Prime I-Motion é o top na nova linha de carros Fox e boa parte dos itens que havia no modelo de testes é opcional. Ou seja, não é em qualquer Fox que vocês encontrarão os itens aqui avaliados. Mas é bom saber do que eles são capazes.

Apresentação
O carro veio com um pequeno detalhe que também irá agradar aos Geeks. Um DVD de apresentação dos principais recursos. Ele tem uma ótima produção (tanto visual quanto sonora) com explicações em vídeo de praticamente todos os comandos e de como dirigir um veículo com câmbio automático. Deu até vontade de pegar uma pequena parte dos vídeos e colocar no Youtube para mostrar aqui. Mas como isso poderia infringir alguma lei de direitos autorais achei melhor não provocar.

Botões de comando

Botões, botões e mais botões
Botões, botões e mais botões

O que é que os Geeks mais gostam, seja em carros, ou seja em computadores? Botões e telas com informações. Isso o Fox tem até de mais. São tantos botões que é preciso mesmo consultar o manual. (!!) Confesso que se não tivesse feito isso não daria conta de testar todos os recursos.

Quase todos os comandos citados neste review são acionados através dos botões dispostos nas laterais internas do volante. Ali também estão dispostas as borboletas das machas e este é um detalhe que achei bem interessante neste veículo. Além de ele contar com direção automática, o câmbio ASG permite dirigir passando as machas como se fosse um carro manual. Isso pode ser feito tanto no cambio quanto nas borboletas. Estas com certeza irão agradar quem gosta de jogos eletrônicos de carros. Parece muito com um controle de algum game.

Começando pelo sistema de som. Esta é uma das principais maneiras de “conectar os brinquedinhos eletrônicos” ao carro. Afinal, qual o Geek que não tem uma coleção de músicas baixadas da Internet? O melhor é que quase nem precisa se preocupar em que gadget estas músicas estão. Para isso o som vem equipado com uma entrada USB, uma entrada para cartões SD, recepção via Bluetooth e uma entrada auxiliar. Se seu aparelho contar com transmissão por frequência FM (caso do Nokia N97 e alguns outros) esta também pode ser uma outra forma de conexão. Com o auxílio de um cabinho simples é possível ligar também os iPhones/iPods e outros equipamentos. O único problema desta entrada é que ela fica localizada na parte traseira do com, o que pode dar um certo trabalho.

Alguns detalhes do som que considero serem interessantes para compartilhar:

  • Segurança: O equipamento conta com codificação. Caso tentem roubá-lo não servirá em outros carros sem a geração de outro código. Isso só é feito em autorizadas da Volkswagen com a apresentação da documentação original.
  • Função Gala: Com o aumento da velocidade do veículo, o ruído externo também aumenta (claro). Esta função tenta evitar isso. Ou seja, quanto mais rápido, maior o volume, quanto mais devagar, menor a curva de compensação. Leva um certo tempo para acostumar, mas é bem interessante. Quando o carro pára, o som abaixa. Existem vários ajustes para personalizar este recurso.
  • Sistema RDS: Permite acessar informações transmitidas por emissoras FM junto às músicas. No caso de conexão com o N97 aparece apenas a palavra Nokia. Bem que este aparelho poderia transmitir também os dados das músicas. (De repente este recurso estará disponível em futuros firmwares).
  • Random track: Bom para quem gosta de variar as sequências das músicas. Basta acioná-la e as músicas contidas no CD serão tocadas em modo randômico. Ao terminar, uma nova sequência é gerada.
  • Função INFO (MP3 e WMA apenas): Com o toque de um botão é possível visualizar no display o conteúdo das tags ID3 de cada arquivo.
  • Cartões SD: Apenas cartões com até 2GB. Pena, em tempos onde as mídias estão cada vez mais baratas poderiam ter liberado um leitor SDHC (32GB). Mesmo assim esta entrada tem suas curiosidades. Existe por exemplo um comando (apenas um toque) em que é acionado um gravador de MEMOS de som.

Muito bom para aqueles momentos em que precisamos anotar alguma informação. Basta acionar o gravador e ditar a mensagem. Depois é só plugar o cartão no computador e descarregar os arquivos de áudio (WAV). No canto inferior esquerdo do som existe um pequeno (mas potente) microfone. É tão discreto que só o percebi lendo o manual.

  • Entrada USB: Com ela é possível tocar músicas armazenadas em um pen drive. No manual diz que é possível ler até 64 pastas com até 16320 arquivos. Claro que não testei até esta profundidade, mas consegui tocar tudo que havia no meu pen drive.
  • Bluetooth: Muito prático e bem fácil de utilizar. Basta acionar o Bluetooth no som (ou via computador de bordo) que este irá apresentar no painel o código para pareamento. Basta digitá-lo em seu celular e começar a transmitir suas músicas.

Também é possível utilizar os autofalantes do veículo como se fossem um equipamento viva-voz. Como o som não é do tipo “Connect”, este não possui o recurso de armazenamento da agenda de contatos, tudo fica sempre no aparelho mesmo. Existem comandos no som para realizar, receber e cancelar chamadas. Em celulares com recurso de Caller ID, o número recebido irá aparecer no display. Ele ainda permite parear dispositivos dedicados de áudio via Bluetooth, não apenas celulares e smartphones. Mas isso implica que este deverá ter dois perfis do Bluetooth (HF e A2DP).

Por fim, um recurso interessante no som é o de “transferência de áudio”. Com ele é possível alternar o áudio da chamada entre o celular e os autofalantes/microfone do carro.

Computador de bordo

Personalização
Personalização

Claro, Geek que é Geek adora um computador. O que veio no veículo é muito completo e tem de tudo um pouco. Nele é apresentado desde dados básicos até alguns recursos avançados. No display central do painel, que também contem o computador de bordo, temos:

  • Odômetro – Diferente dos carros convencionais, ele conta com dois, um total e um parcial (dados da viagem atual).
  • Dados – Hora, frequência de memória, dados RDS, número da rádio e temperatura externa.
  • Indicadores: Lembretes de quando se deve trocar o óleo, fazer a revisão, abastecer o veículo, alerta de velocidade…

Ao acionar o computador de bordo são apresentados os seguintes dados:

Autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade, tempo de percurso, consumo momentâneo e consumo médio de combustível. Tudo isso pode ser visto de duas formas (Geral e apenas do momento em que o carro está circulando).

Além disso, o painel dá acesso ao estado do veículo (alerta de combustível, líquido de refrigeração, pressão do óleo, alerta para puxar o freio de mão…) e ao configurador, onde é possível personalizar o sensor de estacionamento (volume), janelas (abertura e fechamento), travamento e destravamento (volume do sinal sonoro em separado), alertas de serviço e também ao idioma do painel.

Conclusão:
Geek que gosta de dirigir irá se sentir muito confortável neste veículo. Além de todas as opções tecnológicas citadas acima, e dos vários porta-trecos que podem comportar os gadgets,  existem mais dois outros que completam o conjunto. Um é uma segunda tomada (além da que está no painel), ela fica localizada no porta malas. Somado ao banco bipartido, é possível deixar lá atrás algum “brinquedinho eletrônico” carregando e ainda ter acesso à este mesmo com o carro em movimento. A segunda opção tecnológica não é muito referente ao mundo Geek, mas sim à tecnologia de conforto. É que o espelho retrovisor direito tem um recurso de auto-ajuste para estacionar. Basta engatar a ré que ele se abaixa para que o motorista veja o chão na lateral. Isso com o sensor de estacionamento é fantástico. Mais uma vez lembrando que tudo que foi citado neste review depende da escolha de acessórios no veículo

É isso, espero que tenham gostado do review.

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