Review Ulanzi Claw – Sistema de engate rápido para câmeras

Ulanzi Claw - Kit acoplado no gimbal, tripé e monopé
Ulanzi Claw – Kit acoplado no gimbal, tripé e monopé

Trabalhar com captação de imagens de vídeos é algo que me agrada muito.  Mas se tem uma coisa que atrapalha um pouco a produtividade é ter de ficar trocando de suporte. Estou me referindo a tirar a câmera do tripé para o monopé, do monopé para o gimbal e assim por diante. Por isso o Ulanzi Claw me parece ser uma ótima ferramenta.

Pode parecer uma bobagem, mas dependendo do trabalho não há muito tempo para isso e é preciso correr para não perder as tomadas. Essa correria pode, dependendo de sua habilidade (ou falta dela) lhe custar uma câmera deixando-a cair nestas tentativas de trocas rápidas.

Existem empresas que optam por fazer todos os seus suportes com o mesmo sistema de encaixe, isso é uma grande vantagem, mas também uma grande desvantagem: Ficar preso sempre à mesma marca.

Pensando nisso é que várias empresas de acessórios utilizam sistemas para facilitar estas trocas. E claro que a Ulanzi, uma fabricante de acessórios com menor custo, mas que não deixam nada a desejar para as outras marcas, iria ficar de fora.

Produto Ulanzi Claw

Eles enviaram para mim o Ulanzi Claw Quick Release Set, em um kit com três bases e um plate intercambiável para que eu faça as minhas considerações aqui no site. Já adianto que não é o fato de ter recebido que isso irá influenciar a minha opinião.

A Ulanzi possui hoje duas linhas de produtos como este: A linha Falcam e a linha Claw. Não vou entrar em detalhes sobre a linha Falcam, irei me ater apenas ao modelo Claw. Aliás, focarei na segunda geração já que foi ela quem chegou por aqui.

Mas vamos lá, do que se trata o produto? São acessórios para conectar e liberar a câmera rapidamente. Isso sem que tenha de ficar rosqueando um parafuso toda vez que precisar trocar de suporte. No meu caso servirá para facilitar o processo de produção de vídeos onde em determinados momentos utilizo gimbal e em outros tripé/monopé.

Geralmente nestas trocas eu perco um tempo precioso quando em uma tomada com o gimbal parto para outra tomada em que gravarei uma entrevista/depoimento por exemplo. Nestes momentos tenho de tirar a câmera do gimbal, desrosquear o suporte, rosquear o do tripé e acoplar. Depois se for preciso voltar a gravar com o gimbal é o processo inverso mas acrescido de ter de recalibrar o gimbal.

Com um sistema de engate rápido como este basta eu apertar um botão para soltar o plate (a parte de encaixa na câmera) da base que está presa no gimbal e encaixar na outra base que está no tripé, a volta é a mesma coisa e sem precisar recalibrar nada. Em segundos já está feito.

Ulanzi Claw Quick Release Set
Ulanzi Claw Quick Release Set

A geração II da linha Claw veio com algumas boas melhorias em relação anterior:

  • O sistema de liberação está mais rápido que o primeiro e agora a base é compatível também com o slot da Arca Swiss*.
  • A base agora possui vários orifícios para parafusos. Sete no total, antes era apenas um no meio.
  • Mais seguro pois é possível “travar” a liberação com um sistema de bloqueio deslizante.
  • Maior capacidade de carga. Pode suportar dispositivos de até 50 kg.
  • O plate é compatível com as duas gerações da linha Claw.

*O sistema de liberação rápida Arca-Swiss (se tornou padrão e foi desenvolvido na década de 1990) é baseado em um mecanismo de duas peças. A primeira peça, geralmente referida como “placa” (ou plate), é conectada a uma câmera ou lente (ou qualquer outro dispositivo). O segundo é a base que é conectada no tripé. Este é o mesmo  sistema adotado por empresas como Benro, Manfroto e outras.

Opinião

Não tenho como comparar pessoalmente com a primeira geração pois não possuo algum por aqui, mas este especificamente me parece ser um acessório bastante resistente. Além disso por ser todo feito em metal me dá a impressão de que a câmera fica bem firme quando acoplada e travada.

Além disso o fato de deixar de rosquear e desrosquear um parafuso já me deixa mais tranquilo pois isso com o tempo provoca desgaste no equipamento. A base ter sete posições de encaixe embaixo também é uma grande vantagem. Desta forma ficou mais fácil encontrar a melhor posição para calibrar no gimbal.

Base - vista superior e inferior
Base – vista superior e inferior

O tamanho pequeno, a firmeza que apresenta e a facilidade de encaixe/travamento/desencaixe já me fez pensar em utilizar não apenas para a câmera, mas para todos os acessórios, como por exemplo, o mini tripé que utilizo acoplado em um stick invisível nas produções em 360º (confira aqui).

Resumindo, gostei bastante deste sistema de engate rápido. O produto pode ser encontrado no site da Ulanzi ou em outros como AliExpress.

Compartilhe