Post Haste e as boas práticas para organizar um projeto de vídeo

Post Hast e as boas práticas para organizar um projeto de vídeo
Post Hast e as boas práticas para organizar um projeto de vídeo

Quem trabalha com produção de vídeos sabe o quão importante é organizar bem a estrutura aonde ficarão os arquivos gerados durante a captação. Não apenas os arquivos de foto, vídeo e  áudio, mas também as trilhas sonoras e outros. Um trabalho mesmo sendo considerado “pequeno” pode, no entanto, facilmente passar de 100 arquivos.

A melhor coisa é manter as boas práticas de organização para que evitar que seu projeto vire uma bagunça. Se você trabalha em uma produtora com várias equipes esta prática se faz ainda mais necessária.

Para organizar os projetos é a primeira coisa que você deveria fazer. Antes mesmo de começar a descarregar os arquivos dos cartões de memória, smartphone, gravadores e o que mais gerar arquivos em sua produção. Defina um padrão de organização de pastas e só então comece a transferir tudo.

Vou dar um exemplo. Geralmente eu separo uma pasta para cada cliente e então dentro desta uma nova pasta para cada trabalho. Feito isso vão as pastas relativas a cada tipo de arquivo.

Exemplo de organização

Na minha organização são criadas as seguintes páginas: 

  • Brutas – Pasta principal onde armazeno todos os arquivos brutos da captação. Dentro desta vão pastas separadas para Áudio, Vídeo, Fotos, 360º. Dentro de Vídeos, crio uma pasta para cada câmera utilizada durante a gravação, quando isso é necessário.
  • Imagens – Pasta para imagens utilizadas na edição.
  • Músicas – Todas as trilhas sonoras inseridas no vídeo.
  • Projeto – Pasta onde será armazenado o arquivo de projeto do Final Cut Pro.
  • Prontos – Pasta onde armazeno todos os arquivos renderizados e prontos para enviar ao cliente.

Esta estrutura me ajuda muito a organizar meus projetos e também para encontrar arquivos caso precise em trabalhos antigos.

Certo, mas e o tal Post Haste, o que é isso?

Criar todas estas pastas é algo fácil mas também uma tarefa repetitiva. Na minha organização de pastas não é algo que tome muito tempo, mas há quem tenha uma organização bem mais elaborada com mais divisões de pastas, pastas por datas de captações, por tipos vídeos… Pensando nisso é que foi desenvolvido o programa Post Haste. 

Encontrei outro dia a dica deste programa em um grupo de editores de vídeo que trabalham com Final Cut Pro e resolvi compartilhar aqui.

Ele já vem com diversos templates prontos para programas de edição de vídeo como Final Cut Pro, Premiere e outros, também para quem trabalha com fotografia, com edição de áudio, como webdesigner… Nele você cria toda a padronização de sua organização e deixa armazenada como template. Utilize-a quando for começar um novo trabalho. 

O programa é bem simples de utilizar e está divido em duas abas: New Project e Templates. Na aba Templates você cria suas estruturas (sim, pode criar uma para cada tipo de projeto). Já na aba New Project é onde você vai iniciar um novo projeto e escolher qual template irá utilizar. 

Ainda nesta aba você pode incluir dados como o número do projeto, nome do cliente, nome do projeto, data e editor responsável. Tudo isso será incluído no nome da pasta mas se não quiser todas estas informações basta não preencher os campos. Repare que há uma prévia do nome do projeto para saber como ficará. Depois de tudo pronto, clique em Create Project e escolha onde toda esta estrutura será criada. 

Só para concluir este post duas últimas informações: Em primeiro lugar, o programa Post Haste está disponível tanto para MacOS quanto para Windows. Em segundo lugar ele é gratuito e pode ser baixado no site da Digital Rebellion (os desenvolvedores).

Compartilhe