A importância de baterias extras para videomakers

A importância de baterias extras para videomakers
A importância de baterias extras para videomakers

O desempenho de energia dos smartphones tem melhorado, mas ainda assim está sempre aquém do que gostaríamos. Se para uso “comum” as baterias não duram muito, imaginem então nas mãos de um videomaker que faz um uso um pouco mais intenso produzindo vídeos mais pesados. Trabalhar com filmagens, ou mesmo edição de vídeos, faz com que a bateria acabe logo. Se estiver filmando em 1080p ou 4K, com 60fps, microfone externo ligado… ai é que a energia será drenada ainda mais rápido.

As baterias externas, também conhecidas como Power Banks, ajudam muito neste sentido já que possibilitam continuar trabalhando mesmo longe de tomadas. Dependendo de onde for o set de filmagem estas últimas sequer existem por perto. Então NUNCA saia para gravar vídeos sem levar uma boa fonte de energia contigo, você não quer perder uma produção porque ficou sem bateria.

Há diversas boas opções de baterias no mercado, mas nem todas são bons investimentos quando se pensa em filmagem. Vou aqui deixar como sugestão quais os critérios levo em consideração na hora de escolher um Power Bank.

Meus critérios

Uma das principais questões a avaliar quando adquiro uma é a sua capacidade (mAh). É ela que vai dizer quantas vezes seu equipamento será carregado. O problema é que nunca é possível utilizar toda a energia armazenada. Sempre há perda na transferência de energia entre a bateria e o equipamento conectado. Sendo assim, para resolver isso, quanto maior for a capacidade do Power Bank melhor. Se a idéia é manter sua câmera ou smartphone sempre à postos para filmar invista em muita capacidade. 

Então uma grande capacidade é importante, mas como aqui estou focando no trabalho de filmagem e edição existem outros detalhes a considerar.

Um exemplo de detalhe a se pensar é a facilidade de transporte. Um Power Bank sozinho pode não ser uma grande preocupação mas somado a todo o resto do equipamento de filmagem pode ser um peso extra bem incômodo. A maioria dos modelos tem um tamanho bom, mas já vi uma  de 50.000mAh que pesa um quilo e meio. Normalmente quanto maior for a bateria, mais capacidade tem e vice-versa. Tamanho e peso vão influenciar também em transporte e armazenagem. Não compre uma muito grande se não for realmente necessário.

Também considere o tempo de transferência e o tempo de carga. O primeiro é o tempo em que tal bateria levará para transferir energia ao(s) seu(s) equipamento e o segundo o tempo que ela leva para ser abastecida de energia. Consulte as informações no manual do Power Bank. Alguns modelos contam também com um sistema de carregamento inteligente. Isso faz com que identifiquem a amperagem do equipamento conectado e otimize o processo de transferência de energia.

Você não quer passar por isso
Você não quer passar por isso

Considere também quantos equipamentos precisará carregar durante suas filmagens. Pode ser que mais de um necessite ao mesmo tempo de energia. Sendo assim, quanto mais portas de saída o Power Bank tiver melhor. Mas quais são as melhores portas de saída? USB-A, USB-C, micro-USB, Lightning, Qi (indução)…? Existem várias opções diferentes no mercado mas não são todas que irão lhe atender bem. Não escolha uma bateria baseando-se apenas no modelo de saída de energia, mas também na entrada do que será carregado. Porque comprar, por exemplo, uma com USB-C se seus dispositivos não trabalham com esta porta? 

Também não adianta procurar a tão falada “carga rápida” se seus equipamentos não são compatíveis com isso. Procure uma que transfira na maior velocidade que seu dispositivo permita receber. O importante é não ficar sem bateria durante uma produção de vídeo. Sendo assim, considerando este contexto, não recomendo se preocupar com baterias que transfiram energia por indução (padrão Qi), elas são lentas. Ao invés de investir mais dinheiro neste recurso, invista em mais capacidade de energia.

Um dos itens mais importantes a ser levado em consideração na hora de escolher qual modelo comprar, mas que vejo muita gente “se esquecer” disso, é a qualidade. Fuja daqueles Power Banks baratinhos vendidos no semáforo, em portas de mercados, feiras ou no camelô da esquina. Eles só servem para gastar dinheiro e ainda oferecem risco de explosão. Várias destas baterias sequer passaram por algum teste de qualidade. Basta fazer uma procura por “Power Bank explodindo” no Youtube e você fará uma idéia do perigo que elas oferecem.

De mãos dadas à qualidade é claro que vem a segurança. Não adquira uma Power Bank que não forneçam proteção contra cargas e descargas excessivas, contra curtos-circuitos ou temperaturas elevadas.

E por fim, escolha bem o carregador que irá utilizar para abastecer a energia da bateria. Normalmente os Power Banks não vem com carregadores, então vale a pena investir também nisso. Basicamente lembre-se das dicas anteriores sobre qualidade e segurança. O mesmo vale também para os cabos que irá conectar seus equipamentos, na dúvida, use sempre originais.

Qual bateria comprar?

Já utilizei vários modelos diferentes e seguindo as sugestões acima nunca tive problemas em carregar meus dispositivos. As minhas antigas baterias, modelo TurboCharger, uma com 5.000mAh e outra com 7.000mAh, com anos de uso, ainda atendem muito bem no dia a dia. Mas conforme o trabalho de produção de vídeos vai aumentando a necessidade de mais capacidade também vai ficando cada vez maior. Filmar em 1080p ou 4K, as vezes com 60fps, suga a energia do smartphone. 

Hoje, uma bateria que está me atendendo de maneira excelente é o Power Bank 2C da Xiaomi com 20.000mAh (mais que as minhas duas antigas juntas). Ela se enquadra em todos os critérios acima, me dá muita autonomia longe de uma tomada e é bem discreta, mesmo sendo branca. Suporta carga e descarga rápidas, vem com controlador de carga USB integrado, permite carga de baixa corrente (para dispositivos pequenos) e outros detalhes aqui e ali.

Power Bank 2C 20.000mAh - Xiaomi
Power Bank 2C 20.000mAh – Xiaomi

Mas e ai? Qual Power Bank adquirir? Qual é o melhor? A resposta correta vai depender de sua necessidade, de quanto pretende investir e de quais critérios irá escolher para uma boa escolha. Mas se fosse para escolher apenas uma regra, eu me preocuparia com a segurança, afinal não quero uma bateria explodindo ou pegando fogo durante as produções.

Compartilhe