Estudo de caso sobre como vídeo 360º melhora o engajamento

Estudo de caso sobre como vídeos 360º melhoram o engajamento
Estudo de caso sobre como vídeos 360º melhoram o engajamento

Interessante o estudo de caso publicado pela Magnifyre, uma agência de marketing e publicidade especializada em pequenos negócios e sediada em Chesterfield nos Estados Unidos. O texto analisa o uso de vídeos em 360º e como eles tem melhorado o engajamento de campanhas de marketing.

Nos últimos anos, os profissionais de marketing digital que utilizam vídeo tradicional descobriram um aumento notável no engajamento dos usuários. A Forbes observou que “o vídeo on-line está, sem dúvida, mudando a maneira como o público se envolve com conteúdo, anúncios e marcas, e que pequenas e médias empresas estão começando a tirar vantagem disso”.

A conclusão que chegaram, e que explica o sucesso do vídeo como meio de marketing, é o fato de que estes contam histórias.

“Quando se trata de marketing digital, é disso que se trata – histórias. Não porcentagens e gráficos de pizza e gráficos de barras. Embora importantes, os números visam apenas quantificar o engajamento nas histórias que estamos contando. Para ver as pessoas que tocamos, a ação que motivamos e a mudança que despertamos.”

Se o objetivo é engajamento e o método é contar histórias, o próximo passo do vídeo em quadro plano é levar o vídeo 360º para a mídia de marketing de ponta. Os vídeos de imersivos gravam todos os lados de uma cena simultaneamente. Isso significa que, enquanto um vídeo está sendo reproduzido, você pode escolher de qual ângulo deseja visualizá-lo.

Com a integração abrangente ao feed de notícias do Facebook, (Youtube, Vímeo e outros) inclinar seu telefone ou rolar sua tela permite que você gire, olhe para cima e para baixo, como se estivesse realmente lá pessoalmente – uma experiência verdadeiramente imersiva… superada apenas ao utilizar um óculos de realidade virtual.

Vídeo de quadro plano vs. Vídeo em 360º

Mas como o vídeo tradicional e o 360º se comparam em termos de engajamento?

A Magnifyre fez uma parceria com a StoryUp (agencia especializada em 360º) para executar um teste comparando de engajamento entre o vídeo tradicional de quadro plano com vídeo de 360º. 

Foram comparadas as duas versões de um vídeo com uma única dançarina de balé em um palco e ambos foram promovidos a dançarinos entre 18 e 65 no Facebook. Os anúncios foram otimizados para visualizações de vídeo.

Resultado dos testes
Resultado dos testes

Alguns resultados chamaram a atenção:

  1. O custo por 1.000 impressões (CPM) é significativamente menor para vídeo de 360 graus (US$4,20 vs. US$1,74).
  2. O CTR, que mede a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio, foi significativamente maior (4,51% vs. 0,56%).
  3. A porcentagem média de visualizações foi 28,81% maior com o vídeo de 360 graus e o dobro dos espectadores assistiram 100% do vídeo.

Os dados sugerem que o vídeo em 360º envolve os espectadores em um nível que não apenas os incentiva a clicar mas também a assistir mais. Além disso, o vídeo imersivo recebeu 170 compartilhamentos. Em um mundo onde marcas e histórias estão lutando por atenção, isso não é pouca diferença.

Não é difícil de entender os motivos pelo aumento no engajamento do usuário. O vídeo de quadro plano permitiu que os espectadores vissem a performance do dançarino de um ângulo estático, enquanto a versão de 360º colocou os espectadores no palco com o dançarino, permitindo que eles pudessem olhar ao redor na sala de concertos, olhassem para as luzes do palco e para baixo em direção aos assentos do público.

O vídeo 360 dá poder ao espectador. Isso os torna parte da história.

Instituições de caridade e causas estão usando vídeo 360º para contar suas histórias e trazer uma nova perspectiva para o trabalho que estão fazendo em todo o mundo. A StoryUp usou a mídia dinâmica para levar o público a tendas onde veteranos sem-teto dormem, dentro da visão de um paciente com acidente vascular cerebral ou para aldeias na Zâmbia, onde as pessoas têm que rastejar no chão devido à falta de mobilidade.

Quando se trata de conectar o público a uma causa, o vídeo imersivo é a coisa mais próxima de colocar o espectador dentro da cena. Então, à medida que você persegue seus objetivos de marketing digital, pense como contador de histórias. Mergulhe, envolva-se e conecte-se com seu público contando sua história em 360 graus.

Quer saber mais sobre como você pode usar o storytelling imersivo para alcançar públicos novos e engajados? Entre em contato, vamos tomar um café e descobrir a melhor maneira de produzir conteúdos em 360º para você e/ou sua empresa.

Compartilhe