Reportagens em 360º na Euronews

Reportagens em 360º na Euronews
Reportagens em 360º na Euronews

Mais um belo exemplo de como as produções audiovisuais em 360º vão aos poucos ganhando espaço e expandindo as suas possibilidades de uso. Bem além de fotografias e tours virtuais, este tipo de mídia permite ir muito mais longe. Vejam aqui um grande exemplo de como as produções imersivas podem ser exploradas.

A Euronews, estação de TV focada em informações multilíngue (atualmente em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, português, russo, árabe e em turco) tem em seu cerne a inovação. Não à toa foi uma das primeiras a adotar reportagens produzidas totalmente em 360º nas suas transmissões. 

Várias destas podem ser assistidas em seu canal no YouTube, ou mesmo no site oficial, mas deixo a seguir uma das matéria que produziram. Esta sobre o potencial da pesca recreativa para a economia azul. (Matéria completa aqui).

De olho no seu público e também como maneira de garantir que o jornalismo 360º seja ainda mais interessante e envolvente, foram em busca de novas maneiras de utilizar a mídia imersiva na Web. Foi então que por lá adotaram a plataforma Fader, uma ferramenta que permite criar e publicar histórias através de camadas de informação em imagens 360º.

“Na Euronews, continuamos comprometidos com o vídeo 360º. Achamos que oferece uma grande oportunidade para nossos leitores se envolverem mais plenamente com o mundo, e temos certeza de que a realidade virtual e a realidade aumentada vieram para ficar.

É por isso que repensamos nossa abordagem. Se nossos usuários podem ser encontrados principalmente na web, vamos tomar vantagem disso e criar experiências ricas que no nosso mundo digital!” – Ole Krogsgaard editor de jornalismo imersivo da Euronews

Foi então entrou em cena o WebVR* e nosso WebVR-editor de escolha foi o Fader. Fader é uma plataforma interessante. Ela permite que os usuários tenham ainda mais controle sobre a maneira como a história é apresentada. Através dele só avançam para a próxima cena clicando em um hotspot à sua escolha. É semelhante ao que acontece em um tour virtual, mas agora em vídeos.

Vejam abaixo um exemplo produzido pela EuroNews com o Fader:

Estratégia de mídia

O resultado desta nova estratégia foi impressionante. Do ponto de vista do público, um conteúdo mais interessante e impactante. Já do lado da EuroNews um ganho de mais de 100% de retenção no tempo de permanência de cada usuário no site.

“…há, em minha opinião, uma explicação simples, mas bastante convincente, para as boas estatísticas. Histórias interativas 360º são um formato muito mais atraente. O 360º regular deu ao usuário controle sobre onde procurar; com o 360º interativo o usuário controla quando termina de procurar.” – Ole Krogsgaard

Com todo este ganho será que chegou a hora da EuroNews migrar de vez sua estratégia de vídeos 360º regulares para o novo formato? A resposta é não:

O Fader é promissor mas não é uma ferramenta de correção. Devido às suas limitações, existem três cenários nos quais eles optaram por também continuar produzindo vídeos em 360º regular.

  1. Quando querem um fluxo de trabalho simplificado. O Fader adiciona outra camada à edição. Assim tendem a publicar peças freelancers em “360º clássico” para simplificar o processo.
  2. Quando criarem peças otimizadas para óculos de realidade virtual. Peças Fader podem ser consumidas também assim, mas:
    • O editor Fader não suporta uma qualidade de vídeo tão alta quanto o Youtube, por exemplo.
    • Os usuários não podem baixar a história, o que os deixam dependentes de WiFi para ter uma experiência estável e suave.
  1. Histórias em que uma progressão narrativa suave é mais importante do que dar ao público a opção de explorar cada cena em detalhes. Um bom exemplo disso é a matéria abaixo.

Antes de escolher em que formato apostar a distribuição de conteúdos é importante traçar bem a estratégia. Ferramentas como o Fader são bastante interessantes mas não são indicadas para todas as situações. No opinião da EuroNews elas são mais difíceis de distribuir pois não podem ser consumidas diretamente no Facebook ou Youtube por exemplo. O Fader ainda não atingiu a maturidade necessária para todo o tipo de estratégia. O resultado disso é que ele é constantemente desenvolvido e atualizado pela equipe da Vragments.

“A mídia do futuro será tridimensional. Ela será de realidade mista, com a mídia se aumentando sobre o mundo real. Mas até chegarmos a esse estado, as empresas de mídia que trabalham com mídia imersiva precisam encontrar uma maneira de garantir que o jornalismo imersivo, que gastamos recursos valiosos criando, realmente chegue aos consumidores.”

Nota de atualização:

A tecnologia WebVR é uma especificação aberta que possibilita a experiência da VR (Realidade Virtual) no navegador web, não importando qual dispositivo. Ela já evoluiu e agora é WebXR e se refere ao espectro de hardware, aplicativos e técnicas utilizadas para Realidade Virtual, Realidade Aumentada e outras tecnologias relacionadas.

E então, gostou? Quer levar produções em 360º para sua empresa? Vamos bater um papo.

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