Qual a melhor opção para fotografia imersiva? Câmera 360º ou DSLR?

Qual a melhor opção para fotografia imersiva? Camera 360º ou DSLR?
Qual a melhor opção para fotografia imersiva? Camera 360º ou DSLR?

Vai entrar para o mundo das produções audiovisuais em 360º e está na dúvida sobre qual equipamento investir? Saiba que isso é uma dúvida muito comum, mais comum do que imagina. Em todos esses anos que trabalho na área já me deparei com gente com essa dúvida não sei quantas vezes. Se perguntar para quem já trabalha na área há quem prefira as câmeras dedicadas ao 360º e há quem prefira trabalhar com DSLRs. Cada um destes profissionais irá dar uma opinião diferente e geralmente a resposta acaba sendo direcionada para a preferência pessoal de cada um deles.

Existem bons argumentos de ambos os lados: Qualidade fotográfica, praticidade, custo… estas são algumas das principais respostas. Fato é que realmente todas elas estão certas. O que não é correto, a meu ver, é uma comparação um tanto tendenciosa muito comum que alguns fazem para dizer que as DSLRs são melhores. Não há um equipamento melhor, mas sim o mais indicado para determinada situação.

Cuidado com as comparações

É comum encontrar algumas pessoas que colocam uma câmera 360º de entrada ao lado de uma DSLR para dizer que a segunda tem mais qualidade. Essa comparação está errada. Estes equipamentos não estão no mesmo patamar e também não tem o mesmo objetivo. É o mesmo que comparar um caminhão com uma pequena caminhonete e dizer que o primeiro é melhor para fazer qualquer tipo entrega. Tem situações em que um é necessário e situações que o outro está além do que precisa.

Comparação errada
Comparação errada

O correto seria comparar os semelhantes. Se a questão é saber qual câmera tem mais qualidade compare equipamentos do mesmo patamar. No caso da DSLR com câmeras 360º que seja através de uma comparação justa. Se de um lado estão Canon, Pentax, Fuji, Sony, Nikon… do outro devem estar Insta360 Pro II, Kandao Obsidian R, Aurosis 360º, Labpano Pilot, Matterport MC250 Pro2… aí sim você tem comparação entre câmeras profissionais com qualidade e custo similares.

Como escolher o equipamento

Mas afinal de contas, qual é a melhor opção? Devo escutar o que diz o “profissional DSLR” ou o que opta por câmeras 360º? Sinceramente? Nenhum deles. Não antes de entender a necessidade do trabalho que irá realizar. É ela quem vai te dizer o tipo de equipamento que será necessário. Considere também o seu bolso. Não adianta querer comprar o melhor equipamento do mundo se o seu orçamento não permitir. Além disso o tipo de produção que irá realizar deve justificar o seu investimento.

Saiba também que dependendo da escolha que fizer haverá outros custos a considerar já que não apenas os acessórios mudam, mas também os softwares. Estes costumam não ser baratos se está pensando em se profissionalizar. Mas vamos deixar de lado a questão financeira. Foque no tipo de produção que pretende executar. Ela vai te indicar o caminho certo na sua escolha de equipamento. 

Abaixo temos algumas situações para ajudar na tomada de decisão:

Considerando o tipo do ambiente

Suponha que você irá se dedicar a fotografia de pequenos estabelecimentos comerciais para publicar no Google Street View. Lojinhas, lanchonetes, barbearias, mercado imobiliário (pequenos imóveis)… Este tipo de produção não requer equipamentos muito caros e as câmeras 360º de entrada resolvem. Todas as atuais tem qualidade muito boa para isso e irão atender bem.

Se por acaso for se dedicar a estabelecimentos comerciais de padrão médio, ao mercado imobiliário de alto padrão, estabelecimentos com fins turísticos (hotéis, pousadas, resorts…), clubes esportivos… aí as câmeras de entrada não irão entregar a qualidade necessária. Neste caso câmeras 360º de melhor qualidade e DSLRs médias são melhores escolhas. 

Caso seu foco sejam grandes estabelecimentos tais como estádios esportivos, industrias, fábricas e grandes depósitos de produtos aí a melhor escolha são equipamentos mais caros como DSLRs profissionais com ótimas lentes ou câmeras 360º profissionais como Insta360 Pro II.

Considerando o tipo de produção

Estes exemplos acima são para quem vai trabalhar com fotografia para tours virtuais. Você pode também escolher trabalhar com produção de vídeos, visitas guiadas em 360º e imagens aéreas. Há ainda a possibilidade de produção para o meio esportivo com imagens em carros/motos, produção subaquática, imagens de drones… Em qualquer uma destas situações não há como produzir conteúdos em 360º com câmeras DSLR. Nestes casos a única opção são as câmeras 360º.

Considerando disposição de tempo

Há também a situação na qual que você irá produzir fotos sem pressa, tem tempo e desejo de estudar a tecnologia de captura de fotos panorâmicas, precisa de panoramas de altíssima qualidade, quer controlar completamente o processo de fotografia, vai se dedicar ao máximo ao tratamento e costura de imagens… então as DSLRs são as melhores escolhas. Esta situação é mais comum para quem vai produzir fotos gigapixel (imagem digital composta com mais de um bilhão de pixels).

Um exemplo de produção assim são fotos 360º de cidades nas quais é possível ver muito longe e mesmo ampliando bastante continuará com resolução profissional. Veja aqui um exemplo.

Considerando a praticidade

Você irá produzir imagens em situações nas quais o que mais importa é a praticidade. Serão trabalhos nos quais quer/precisa levar todo o equipamento em uma pequena mochila ou nos quais não há tempo para muita preparação. Nestes casos a escolha ideal são câmeras 360º de entrada ou médias.

Esta é uma situação comum para fotógrafos de imobiliárias ou funcionários de empresas especializadas em Google Street View. Muitas vezes eles precisam fotografar vários imóveis ou estabelecimentos no mesmo dia. Montar tripé, cabeça panorâmica, fotografar várias vezes de um mesmo local mudando a direção da câmera (procedimento comum com DSLRs) não é lá muito prático se você tem três, quatro, cinco lugares para fotografar no mesmo dia.

Resumindo: 

  • Qualidade boa (foto) – Câmera 360º de entrada.
  • Alta qualidade (foto) – Câmera 360º média (acima das de entrada) ou DSLR.
  • Altíssima qualidade (foto) – Câmera 360º profissional ou DSLR profissional.
  • Vídeos, visitas guiadas 360º e imagens aéreas – Câmera 360º média ou profissional (de acordo com a qualidade que precisar produzir).
  • Alta qualidade e tempo de sobra (foto) – DSLRs.
  • Boa qualidade e pouco tempo (foto) – Câmera 360º média.

Produção de conteúdos 360º

Gostou das dicas? Quer aprender como trabalhar profissionalmente com produções imersivas? Venha conhecer o meu livro Produção de conteúdos 360º. É o maior conteúdo em língua portuguesa no setor (mais de 400 páginas) dedicadas a lhe ajudar a aprender todos os segredos de projetos 360º. Além de ser muito mais barato que qualquer curso na área tem o conteúdo mais abrangente e atual. Duvida? Te desafio a encontrar um mais completo, confira aqui o que irá encontrar nele.

O livro digital está disponível na Amazon e Apple Books, mas a versão em PDF está em promoção (entre em contato)

Disponível na Apple Books Versão PDF Disponível na Amazon
Compartilhe