E não é que as produções em 360º chegaram também aos videoclipes musicais? Em 2019 a banda de metalcore I Prevail resolveu inovar e gravou uma de suas músicas em formato imersivo em 5K.
Este é mais um bom exemplo de como os projetos em 360º estão ganhando mercado rapidamente e inovando diversos meios que andavam um pouco estagnados.
Sobre a música
“DOA” do álbum, “Trauma”, que foi indicado ao Grammy Award de Melhor Álbum de Rock em 2019. Esta nova versão traz a participação do rapper Joyner Lucas.
Hugh Hou, especialista em 360º VR e cofundador da CreatorUp, atuou como Diretor de Fotografia no projeto. Ben Proulx dirigiu o vídeo e o Project 2 Studios, uma empresa de produção de vídeo e áudio indicada ao Grammy, e a Virtuality, um estúdio de criação do Los Angeles XR, co-produziram.
Confiram abaixo alguns trechos da entrevista com Hugh Hou
1. Como surgiu a ideia de filmar um videoclipe de 360 VR?
Ben Proulx e Mark Rickard, fundador da Virtuality, estavam procurando um projeto há mais de um ano para criar uma versão VR de um vídeo tradicional, que poderia ser filmado simultaneamente.
O conceito de “DOA”—pelo qual toda a cena foi encenada como um “vazio negro”—provou ser uma escolha óbvia para utilizar 360º – Diz Hugh Hou.
2. Como foi filmar a banda com uma câmera VR?
A emoção e o poder crus da música mantiveram a energia alta, mas todos esses caras são artistas naturais! Nós os envolvemos com coisas técnicas, como linhas de costura e pontos focais, uma vez no início. E mostramos a eles a reprodução para que seu nível de conforto crescesse a cada apresentação.
Nosso objetivo era que a apresentação fosse o mais próxima possível de seus shows ao vivo, para que os espectadores se sentissem como se estivessem na sala com a banda. Como cineastas, nosso trabalho era manter a produção em movimento suave e, em seguida, resolver quaisquer problemas de costura ou outros problemas técnicos na pós-produção.
3. O que você procurava em uma câmera para gravar este videoclipe de RV?
Este projeto exigiu que filmássemos em condições de pouca luz – o vazio tende a ser completamente escuro, com apenas um foco nos artistas. Ao mesmo tempo, precisávamos capturar o reflexo na água dos rostos dos artistas. Imagine o “de cabeça para baixo” do programa da Netflix “Stranger Things”—esse é o efeito que estávamos tentando recriar em RV.
A profundidade de cor de 10 bits da Insta360 Titan foi especialmente importante para nós durante a pós-produção para digitar certas cores.
Isso exigiu uma câmera 360 VR que pudesse capturar um ambiente de pouca luz com a mais alta profundidade de cor. Não há câmera 360º no mercado que possa fazer isso, exceto a Insta360 Titan, que possui sensores de imagem maiores e profundidade de cor de 10 bits. Isso foi especialmente importante para nós durante a pós-produção com certas cores para combinar com a estética do videoclipe 2D original sem trabalhos pesados de rotoscopia.
4. Como você reuniu tudo
A pós-produção aconteceu durante a pandemia de COVID-19. Então toda a equipe teve que trabalhar remotamente, o que às vezes se mostrou muito desafiador.
Graças aos arquivos proxy salvos automaticamente da Insta360 Titan em cada tomada, poderíamos enviar os arquivos para o nosso editor, Steve Yoon, para um corte bruto. Usando o corte bruto, trabalhamos remotamente com a banda e o diretor para obter aprovações.
Enquanto isso, integramos os efeitos como balas viajando pelo espaço 3D com o Mettle Mantra V2—um plugin VFX que nos permite trabalhar em 360 estereoscópico.
5. Você está trabalhando em uma versão com áudio ambissônico?
Para o lançamento do YouTube VR, usamos o áudio original do videoclipe. Mas atualmente estamos trabalhando com o engenheiro original da música, Tyler Smith, para criar áudio para um lançamento na Oculus TV. Esta versão terá áudio ambissônico de 3ª ordem de 16 canais.
6. Dicas para outros criadores que desejam filmar um videoclipe de RV?
Quebre algumas regras! Neste projeto, inovamos usando imagens 2D para um efeito “picture-in-picture” em Realidade Virtual – as pessoas realmente não viram esse efeito antes. Além disso, como este é um meio tão novo, agora é hora de experimentar! Ninguém pode realmente dizer o que funcionará ou não em 360º até que eles tenham tentado.
Esperamos que o vídeo “DOA” inspire futuros cineastas a ultrapassar limites e provar que os videoclipes de Realidade Virtual 360º estão vivos e bem!
Fonte: Insta360
PRODUÇÃO 360º
Gostou? Quer aprender como trabalhar profissionalmente com produções semelhantes? Através do meu livro Produção de conteúdos 360º, o maior conteúdo em língua portuguesa no setor você irá conhecer todos os segredos de projetos imersivos.
Muito mais barato que qualquer curso na área e sem dúvida alguma com conteúdo muito mais abrangente. Duvida? Confira aqui o que irá encontrar no livro.