Vídeos em 360º reunindo pacientes de COVID em UTI com suas famílias

Anna Bernal Martinez revendo a família com vídeo 360ª
Anna Bernal Martinez revendo a família com vídeo 360ª

Um belo exemplo de como utilizar a tecnologia através de vídeos em 360º além dos usos mais comuns. Neste caso a produção de vídeos imersivos à favor de pacientes internados em UTI por causa da COVID-19. Na Espanha, mais precisamente em Barcelona, o fotógrafo Rafa Lanús teve a ótima ideia de usar a realidade virtual para unir as famílias afastadas de seus parentes por causa da internação.

Com alguns amigos, Lanús formou o Reality Telling e procurou o Hospital del Mar, um dos maiores hospitais públicos do país, com uma ideia: Ir às casas de várias famílias para gravar suas mensagens em vídeos 360º e depois levar este material até seus entes queridos internados.

Eles redescobriram o poder da “Renata” (significa “renascer” em latim), com este projeto. Renata  neste  caso é o apelido que deram para a sua câmera Insta360 Pro. Antes ela estava apenas juntando poeira em um estúdio e agora ela está reunindo famílias.

Mensagens das famílias

Com este projeto, os pacientes podem então assistir aos vídeos utilizando óculos de realidade virtual. Desta forma podem ter um pouquinho da sensação de sair do isolamento da UTI e estar em casa junto às suas famílias.

De acordo com os médicos da UTI, as mensagens em 360º melhoram o estado emocional dos pacientes e, por sua vez, seu tempo de recuperação. Uma das primeiras pacientes a assistir a uma mensagem de sua família, Anna Bernal Martinez, falou sobre a sua experiência: 

Este é o melhor remédio que eles podem realmente me dar. Podem me curar, mas esse remédio realmente me deu tanta alegria que eu nem sabia o que dizer. Isso te dá muita força… me tocou muito.

Humanizando a UTI com tecnologia imersiva

Há dois anos, médicos do Hospital del Mar experimentam programas para “humanizar” a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital del Mar fica em frente à Praia de Barceloneta, com vista para o Mar Mediterrâneo. O Dr. Judith Marín, que lidera o projeto de humanização da UTI no hospital, já levou pacientes de UTI em viagens curtas à praia para melhorar seu estado emocional.

Antes de reunir as famílias, o grupo decidiu filmar algumas imagens de teste de um nascer do sol na praia. Eles não tinham certeza de como os pacientes reagiriam ao uso de um óculos de realidade virtual, mas o teste foi um grande sucesso. 

“Durante 15 minutos, ver o sol nascendo, ouvindo os sons e observando as pessoas passando é uma ótima maneira de os pacientes estarem longe de sua realidade,” disse Lanús.

Em seguida, o Reality Telling começou a trabalhar reunindo famílias. A primeira paciente a receber uma mensagem de RV de casa foi Anna Bernal Martinez, que estava no hospital há mais de dois meses sem ver sua família. “Fomos à casa de sua filha, onde ela e seus filhos enviaram a saudação mais adorável à avó! Ver a Anna assistindo as filmagens foi uma experiência incrível”, disse Lanús.

“As mensagens de casa ajudam os pacientes a ver o futuro de uma perspectiva mais positiva.” – DR. JUDITH MARÍN, HOSPITAL DEL MAR

Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes em UTI, a Dra. Marín também acredita que receber tal mensagem de casa também ajuda o tempo de recuperação dos pacientes. “A melhora do estado emocional do paciente ajuda muito a tornar o processo de recuperação mais rápido. As mensagens de casa ajudam os pacientes a enxergar o futuro de uma perspectiva mais positiva, e isso ajuda a ver que essa fase de quarentena está chegando ao fim e eles estarão em breve em casa”.

Embora a esperança seja que todos os pacientes na UTI se recuperem, as mensagens em vídeos 360º também podem ser uma maneira de os pacientes da UTI verem suas famílias pela última vez antes de falecerem. “Os pacientes podem ver suas famílias em um ambiente natural, sem máscaras e em suas casas, pela última vez,” disse Lanús.

Futuro

Olhando para o futuro, eles planejam expandir seu projeto para mais três hospitais na Espanha, além de mais países. Eles já cruzaram fronteiras quando gravaram uma mensagem para outro paciente no Hospital del Mar. Com a ajuda de um amigo, eles filmaram sua casa na Romênia com sua família e até mesmo da sua própria horta. “Ele não podia acreditar em seus olhos quando viu sua casa, a milhares de quilômetros de distância, enquanto estava deitado na mesma cama em que está há quatro meses,” disse Lanús.

Equipe da UTI
Equipe da UTI

Inspirado no sucesso deste projeto também estão trabalhando na gravação de mensagens para pacientes pediátricos oncológicos. Eles esperam que seu projeto inspire outros criadores de conteúdo 360º ao redor do mundo a compartilhar suas imagens e ajudar a tornar os sonhos de mais pacientes realidade. 

“Imagine um garoto nadando com tubarões, vendo seu artista favorito ao vivo em um show, assistindo a um evento esportivo ou conquistando o topo do mundo no Monte Everest enquanto luta contra uma doença,” disse Lanús sobre o potencial.

Fonte: Insta360Reality Telling

Eu aqui do NPossibilidades espero que esta ideia alcance mais pessoas mundo à fora. E se você ainda não faz  vídeos em 360º mas quer aprender para ajudar em projetos assim, dê uma olhada no meu livro.

Compartilhe