Um SSD é sem dúvida alguma item essencial para quem produz vídeos ou tours virtuais. As nossas câmeras estão em constante evolução e com isso utilizam resoluções cada vez mais altas. Isso se reflete não apenas no tamanho dos arquivos mas também em necessidade de maiores velocidades de leitura e gravação.
Há algum tempo publiquei aqui no site sobre porque videomakers deveriam editar utilizando SSDs e até fiz um comparativo entre duas soluções que tenho em mãos (SanDisk Extreme Portable SSD versus Portable P10). E agora tenho aqui outra opção que nosso parceiro Western Digital enviou para análise. Trata-se do WD My Passport SSD, bem parecido (em formato) com o da SanDisk mas com algumas boas diferenças.
Design
Esta nova versão do WD My Passport SSD (já existia uma anteriormente) veio com corpo de metal. Isso proporciona resistência a quedas de até 1,98 metros de altura. Está disponível em uma boa variedade de cores (cinza chumbo, dourado, prateado, vermelho e cinza claro), é bem fino (10 x 5,5 x 0,9 cm) e pesa apenas 46g. É muito pequeno!
Hardware e software
Ele conta apenas com uma porta USB-C que permite acesso ao seu armazenamento (500GB, 1TB, 2TB ou 4TB dependendo do modelo). Não há luzes de indicação (não precisa) e funciona sem complicação em qualquer computador, basta plugar o cabo (acompanha um adaptador de USB-C para USB padrão).
Na parte de software, a Western Digital fornece internamente o WD Discovery (tanto para Mac quanto para PC), que funciona como um painel de controle o qual permite a instalação de outros programas da empresa (WD Drive e o WD Backup). Este último é bem interessante e dá a possibilidade de salvar seus arquivos na nuvem.
Se a sua preocupação é com segurança de dados, saiba que este acessório trabalha com criptografia por hardware AES de 256 bits e backup simples utilizando o WD Security. Ah, antes que eu me esqueça de dizer, a Western Digital dá garantia mundial de 5 ANOS (!!!) no produto. Impressionante!
Análise de velocidade
Muito bem, feita a devida apresentação do produto vamos para o lado prático, especificamente, vamos para o seu uso no ambiente de produção de vídeos e tours virtuais (que é onde eu o irei utilizar).
Antes de colocar no ambiente de trabalho em uma prova de fogo, rodei um teste de velocidade utilizando o Disk Speed Test da BlackMagic Design (mais detalhes sobre este software aqui) assim como fiz com o Extreme Portable SSD da SanDisk. O resultado foi supreendentemente positivo. As velocidades de leitura e gravação são praticamente o dobro!! Confiram abaixo os resultados dos dois.
Isso por si só me chamou muito a atenção, afinal de contas o que eu já tinha em mãos antes era bem rápido. Mas na prática o que isso significa para o uso que eu faço? Eu precisei criar um tarefa realmente pesada para compreender melhor esta diferença.
Teste de fogo
Eu não poupei o produto e assim que terminei de realizar o teste de velocidade com o software da BlackMagic ele foi direto para uma tarefa das mais pesadas: A edição de um vídeo 360º que eu estava trabalhando. A ideia era ver como ele iria se sair sendo utilizado para armazenar os arquivos brutos e servir também como destino da renderização do vídeo final. Resumindo: Os arquivos estavam nele e seriam renderizados diretamente nele (leitura e gravação ao mesmo tempo).
Parece pouco? Então deixa eu detalhar melhor a situação. Para este teste usei um projeto onde foram captadas 30 tomadas de vídeos 360º, todas com resolução de 5.7K (5760×2880) e áudios gravados em separado. Os vídeos ficaram com uma média de mais ou menos 2GB para cada minuto de gravação. Deu pra perceber agora o tamanho da encrenca?
Foi neste momento que a velocidade de leitura, de até 1050MB/s, e a velocidade de gravação, de até 1000MB/s, (informados pelo fabricante) fizeram toda a diferença. No final das contas o WD My Passport SSD foi um foguete, mesmo nesta prova duríssima que criei. Ponto mais que positivo.
Mas são só pontos positivos?
Claro que não. Em minha opinião há dois pontos a citar aqui, mas que na verdade não são exatamente negativos. Vamos lá:
O primeiro é que ele esquenta um pouco após alguns minutos de uso. Nada que atrapalhe ou que signifique algum problema. Na verdade isso é, a meu ver, até que esperado por causa do tamanho compacto e pelas altas velocidades que alcança. Ainda mais no teste de fogo que eu realizei.
O segundo ponto é o preço, em torno de mil Reais. Você até encontra outros semelhantes, com as mesmas capacidades de armazenamento e com preços menores. Incluindo nestes outros alguns modelos da SanDisk que são excelentes opções também. Sim, pode parecer um pouco caro mas eu considero justo o valor cobrado considerando que este modelo é focado em alta performance (além de seus recursos de segurança, durabilidade, garantia e tudo mais).
Concluindo. Eu fiquei impressionado com a performance deste SSD externo da Western Digital. Não digo isso por eles terem me enviado um para testar, mas pelo resultado que consegui nos testes. É muito rápido e com toda certeza para quem trabalha com edição de vídeos profissionalmente este pode ser um grande aliado para ter no setup. Se você trabalha com edições ainda mais pesadas (360º por exemplo) vale cada centavo este SSD.