Projeto N-Entrevistas – Arthur Minniti

A Web têm se tornado cada vez mais colaborativa a cada ano. Isso não é novidade, começou com os blogs, depois com as comunidades e agora é a era do social com suas várias redes (Twitter, Facebook, Google Buzz…). Pegando carona nesta onda, resolvi abrir um novo espaço aqui no NPossibilidades. Para isso criei o projeto “N-Entrevistas”.

Este será um local onde os leitores do blog poderão compartilhar um pouco do seu dia-a-dia com a tecnologia de uma forma geral, mas principalmente com os dispositivos móveis. O primeiro a inaugurar esta série de entrevistas foi Fábio Scheffer. Um deficiente visual que contou como faz para utilizar seu smartphone e computador.

Dando seguimento a este projeto, o convidado da vez é Arthur Minniti. Ele tem limitações visuais, mas isso não o impede de usar seu smartphone e um computador para acessar a Internet. Na verdade ele também faz parte da blogosfera nacional através de seu site Tecnovisão.

Com vocês, Arthur Minniti:

Você disse que é “baixa visão”. Conte como é exatamente a sua limitação visual.

Eu não tenho definição de objetos, a minha visão está limitada à iluminação e mesmo assim é difícil.

Como foi que você começou a utilizar computador? Assim como seu amigo Fábio Scheffer, você também utiliza celular?

Meu primeiro computador foi em 1985, mas a minha visão já era limitada, eu precisava de um tempo para poder reconhecer os caracteres na tela, depois veio o mouse, isso piorou muito, pois eu me perdia com a seta, mas fui me adaptando às adversidades, porém, para você ter uma idéia, a minha paixão pelo computador foi tão grande que me formei em Análise de Sistemas pela FAAP. Em 2002, sofri um derrame e a minha visão caiu para 10 % para você ter uma idéia. Neste período conheci o leitor de tela Virtual Vision, mas logo o abandonei quando conheci o JAWS, que me oferece maiores condições de navegação na internet, em aplicativos e maior acessibilidade junto ao computador.

Como o meu amigo Fábio, também uso o celular Nokia N95 com leitor de tela chamado Talks. Este programa possibilita ter acesso a praticamente todas as funções do aparelho, permitindo também trabalhar com meu celular como uma ferramenta de envios e recebimentos de Twitter, SMS, Internet, email, Skype entre outros.

Qual aparelho você usa hoje e o que acha dele? Já testou algum outro?

Já testei outros aparelhos, poderia citar como exemplo o N97 da Nokia que trabalha com touch screen, gostei muito, porém, ainda está fora do meu orçamento.

Quais as dificuldades que tem ou já teve para usar o celular ou o computador?

As principais dificuldades são: programas ou sites desenvolvidos sem acessibilidade, ou seja, os leitores de tela não conseguem ler porque foram desenvolvidos em Java ou possuem flashes ou talvez imagens. No caso de sites é simples resolver, basta seguir a norma W3C de acessibilidade.

Como um smartphone e um computador podem ser úteis para as pessoas com deficiências visuais?

Integrados a um leitor de tela permite o acesso igual a uma pessoa que enxerga.

Quais as funcionalidades são as mais úteis nestes aparelhos para uma pessoa com baixa visão?

Para mim com o leitor de tela o que eu mais faço uso é o SMS, email, Skype, Twitter MSN e internet.

Conhece mais alguém com deficiência visual e que também utiliza celular?

Não saberia dizer quantas pessoas, mas poderia assegurar que são muitas aqui e no exterior.

Qual, ou quais recursos, os smartphones e os computadores ainda não têm e que poderiam ser úteis para pessoas como você?

Os smartphones possuem GPS, porém particularmente não consegui fazer uso,por se tratar de imagens e o leitor Talks não consegue ainda trabalhar bem.

Conte para os leitores do NPossibilidades um pouco mais sobre o uso que faz da tecnologia no seu dia a dia e que tipo se recursos utiliza.

Como comentei anteriormente, a tecnologia é muito importante na minha vida, depois que sofri o derrame, ela passou a fazer parte integral fazendo com que eu retomasse a minha vida, minha autonomia, e hoje possuo um circulo social, mais do que isso, criei um site no qual disponibilizo programas de leitor de telas e outros produtos para facilitar o dia a dia do deficiente visual, porque muitas vezes me senti incomodado de depender de favores de terceiros e hoje tenho uma autonomia muito maior, graças a tecnologia.

Espaço aberto para você. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar para nossos leitores?

Convido a todos a conhecer a minha história e o site www.tecnovisao.net, a vida continua e a tecnologia está aí para cada vez mais facilitar as nossas vidas.

Gostaria de agradecer a oportunidade em compartilhar a minha experiência e sempre que precisar estarei à disposição.

Compartilhe