Review do teclado Bluetooth da Apple

Teclados Bluetooth da Apple
Teclados Bluetooth da Apple

Já faz alguns dias que estou testando o teclado “Apple Wireless Keyboard” e acredito que já posso postar minhas impressões sobre este acessório. Primeiro o porquê da compra deste teclado: Necessidade de maior velocidade de digitação no iPad[bb] e também maior comodidade para utilizar meu netbook conectado à TV. Como estou em uma fase mais “mobile”, aliada a necessidade de reaproveitar meus espaços em casa (leia-se falta de espaço) resolvi me livrar do velho desktop e utilizar apenas dispositivos móveis (tablets, netbook, smartphones…). Enfim, precisava de um teclado que me desse a comodidade de digitar no sofá. Estou até considerando a aquisição de um MacMini por este motivo e o teclado da Apple é o que melhor funciona com este aparelho.

Teclados Bluetooth da Apple e Nokia
Teclados Bluetooth da Apple e Nokia

O outro modelo de teclado Bluetooth que possuo, o Nokia SU-8W, também poderia ser enquadrado para este fim, mas como ele dobra no meio não é tarefa fácil sua utilização no sofá. Ele foi feito para ser mais portátil e ocupar menos espaço. Por isso acaba sendo mais utilizado na rua junto ao Smartphone. Bom, deixemos meus motivos de lado e vamos para o teclado.

O teclado Bluetooth da Apple conta com o tamanho convencional de teclados de computador. Colocado sobre o de um MacBook pude ver que é exatamente do mesmo tamanho, já com o do PC a diferença é grande. Digitar no teclado a Apple é até mais confortável do que nos teclados normais de PC devido a suas teclas mais baixas e a posição pouco inclinada no geral. Nele estão presentes diversas teclas de atalho para uso em computadores MAC, mas algumas delas podem ser utilizadas mesmo em outros sistemas, mostrarei algumas mais para frente.

Ele é bem mais leve do que imaginava e quase não faz representa peso caso queira levar na mochila. Como é praticamente todo feito em alumínio e plástico dá para se ter uma idéia do quanto é leve. Quanto a tempo de uso, ou seja, sua autonomia de bateria, ainda não posso dizer muita coisa já que não estou com ele a muito tempo e não precisei trocar as suas pilhas. Por falar nisso, este modelo utiliza apenas duas pilhas AA. Se não me engano, o modelo anterior precisava de três.

Comentei que o teclado não segue as regras da ABNT? Pois é, ele é modelo internacional então nada de teclas específica para Ç. Eu até prefiro assim pois já estou mais acostumado com este tipo de teclado. Cheguei a pesquisar se existia algum modelo dele mais próximo do padrão nacional e as informações que tive foram as de que o modelo vendido na Espanha seria assim.

Teclados Apple para iPad e Mac
Teclados Apple para iPad e Mac

Cheguei a cogitar a compra de um outro modelo semelhante, o do iPad. Ele é praticamente igual, com algumas pequenas diferenças: Teclas dedicadas ao iPad, Doc de encaixe imbutido e mais pesado. Tirando estes detalhes é praticamente igual. Desisti deste pois precisava de um teclado que pudesse ser utilizado não apenas com o iPad, mas com a maioria de meus equipamentos. Além disso, como já possuo um Doc para iPad, a escolha natural agora seria ter também um teclado assim.

Teclado Bluetooth e Doc para iPad
Teclado Bluetooth e Doc para iPad

Por falar em uso com outros equipamentos, testei o teclado com diversos sistemas operacionais/aparelhos diferentes. Dentre eles iOS (iPad), Symbian (Nokia N8), Maemo (Nokia N810), Bada (Samsung Wave), Windows (Netbook e Desktop) e Mac OS (MacBook Pro). Vamos às conclusões:

iPad
Funciona muito bem em praticamente todos os comandos. Algumas das teclas dedicadas ao Mac OS funcionam bem no iPad. As teclas de controle de luminosidade, volume e controles de som são alguns exemplos. Já a de ejeção faz com que seja exibido ou ocultado o teclado virtual. Comandos como copiar, recortar e colar tradicionalmente utilizados com a tecla CTRL são feitos com a tecla Command. Misteriosamente as teclas responsáveis por acentuação não funcionam como deveriam e é preciso fazer um certo malabarismo. Nada que incomode muito após algum tempo, mas é meio chato não contar com uma acentuação normal.

Estas são as teclas de atalho para os acentos mais comuns:

  • OPTION E + VOGAL A: Á
  • OPTION I + VOGAL A: Â
  • OPTION N + VOGAL A: Ã
  • OPTION ~ + VOGAL A: À
  • OPTION C: Ç
  • OPTION 0: º
  • OPTION 9: ª

Atualização: É por essas e outras que gosto tanto dos leitores do NPossibilidades. Eles participam ajudando a melhorar as informações publicadas. Segue a dica que recebi agora a pouco:

A acentuação funciona muito bem se você configurar o “Layout de Teclado Físico” para “EUA Internacional PC” e o “Layout de Teclado Virtual” para “Qwerty”. Dessa forma, a acentuação funciona normalmente, sem a necessidade de teclas de atalho.

Realmente deu certo e agora a acentuação está funcionando como deveria. Muito obrigado pela dica Fernando Travaglini.

Symbian
Por incrível que pareça, as teclas de acentuação funcionam de forma melhor neste sistema. Nele pode-se digitar normalmente como se estivesse utilizando um teclado padrão internacional. Algumas teclas do aparelho funcionam como se tivessem sido feitas para ele. Por exemplo, a tecla Command esquerda e a direita funcionam respectivamente para os menus direito e esquerdo de qualquer aplicativo Symbian. Outras teclas que funcionaram bem foram as de volume de som, F1 para abrir os favoritos, F2 para abrir a caixa de mensagens e as tradicionais Ctrl C, Ctrl X e Ctrl V para copiar, recortar e colar.

Ok, o funcionamento com o Symbian ficou legal, mas alguém vai perguntar por que utilizar com ele. Simples, imagine a comodidade de deixar um aparelho como o Nokia N8 conectado à TV da sala ou de um quarto de hotel. Vira um baita conjunto de trabalho móvel.

Maemo
Não foi uma experiência muito boa. Não consegui de forma alguma acentuar as palavras. As teclas de atalho não respondem a quase nada. Apenas as teclas F4 e F5 tiveram alguma utilidade interessante, mas mínima. Elas serviram respectivamente para acionar os menus dos aplicativos e alternar entre tela cheia ou não. Ou seja, não é o melhor teclado para quem tem este tipo de equipamento. Para isso o modelo da Nokia funciona bem melhor.

Bada
Aqui o teste sequer começou. Consegui apenas parear o teclado com o Samsung Wave. Mesmo ativando todos os recursos de Bluetooth do aparelho nada funcionava. Dai tiro que esta funcionalidade não esteja implementada ainda no Bada.

Windows
Funcionou perfeitamente bem. Tive alguns probleminhas para parear no começo, mas depois de algumas tentativas tudo ficou normal. Claro que nenhuma das teclas dedicadas ao sistema Mac OS fizeram efeito aqui, mas a digitação de textos fluiu normal.

Mac OS
Nem preciso dizer que foi a melhor combinação, afinal foi desenvolvido para este sistema. Todas as teclas respondem como deveriam, nenhum problema de pareamento, tudo perfeito. Inclusive foi o que teve o maior raio de alcance. Outro ponto positivo aqui é que no momento do pareamento, na medida em que se digita a senha no teclado, na tela do Mac vai destacando qual o próximo número.

Como todo teclado ou dispositivo Bluetooh, não é preciso instalar nada em nenhum dos aparelhos, nada de softwares ou drives. Apenas no caso do Windows é que isso pode ser necessário caso este não tenha sido instalado os drives de Bluetooth antes. O ponto negativo do teclado, além de certa manobra para acentuar, fica por conta das teclas brancas. Tenho a impressão de que logo logo estarão um pouco sujas. Mas acho que não devem ser muito difíceis de limpar.

Para concluir a minha experiência com o teclado, praticamente tudo que tenho feito deste que este chegou aqui tem sido em conjunto com o iPad. Este post mesmo foi todo digitado com ele, o que prova mais uma vez que tablets podem sim ser produtivos para criação de certos tipos de conteúdos.

Compartilhe