Review USB TurboCharger 5000

Análise do produto - USB TurboCharger 5000
Análise do produto - USB TurboCharger 5000

Como sabem, semana passada chegou aqui no NPossibilidades mais um equipamento para testes e análises, trata-se do kit USB TurboCharger 5000 o qual gravei um vídeo unboxing. Este kit é um carregador/bateria para os momentos de sufoco longe de tomadas elétricas. Para quem passa muito tempo longe destas e precisa manter seus equipamentos com as baterias carregadas esta é sem dúvida uma ótima aquisição.

Comparativo com outros modelos
Já havia testado, superficialmente, alguns outros modelos deste tipo como o USBTurboCharger 3400 e o Nokia DC-11 que conta com bateria de 1500mAh. Cada um destes modelos têm suas vantagens e desvantagens e ai cabe a cada um verificar qual atende melhor suas necessidades.

O da Nokia é o mais simples de todos, mas nem por isso deve ser desprezado. Ele é o mais compacto de todos e conta com possibilidade de carregar dois aparelhos ao mesmo tempo. Para isso este conta com duas saídas, sendo uma de 2mm e outra microUSB. Prático, leve e mais fino que todos os outros, mas como desvantagem sua bateria tem apenas 1500mAh. Com este modelo dá para, por exemplo, carregar um Nokia N8 e um fone Bluetooth ao mesmo tempo. Se esta potência é suficiente para você pode ser uma boa solução. Acredito que para a maioria este produto atenda bem.

Já o USB TurboCharger 3400 conta com mais do que o dobro de bateria do que o da Nokia, isso pode dar a liberdade necessária para carregar um número maior de aparelhos ou o mesmo mais vezes. Com este dá para carregar algo em torno de três smartphones com apenas uma carga. Este também é o que conta com o maior número de plugs e tomadas. Para quem viaja mais para locais onde existam padrões diversos de tomadas, como a Europa, este modelo pode lhe proporcionar mais versatilidade. A única desvantagem é que este conta com apenas uma saída para carga, ou seja, apenas alimenta um aparelho por vez.

USB TurboCharger 5000
Rápido comparativo feito, vamos voltar ao foco deste review, que é o USB TurboCharger 5000. Este é o maior de todos os modelos deste tipo que já vi, não em tamanho pois a diferença não é tão significante assim, mas em carga de bateria. Como o nome já diz, ele conta com uma bateria de 5000mAh. Isso é mais do que suficiente para carregar a maioria dos equipamentos por ai. Com uma carga apenas consegui abastecer toda a bateria do Nokia N8 e cerca de 70% da bateria do iPad. É pouco? Isso é o suficiente para manter o smartphone funcionando em toda a sua plenitude (algo em torno de 5:30 de conversa em rede 3G) e o iPad por 7 horas navegando na internet via Wi-Fi. Se for acrescentado a este tempo o uso com suas baterias cheias, ou seja, antes de utilizar o USB TurboCharger, dá para imaginar que esta autonomia mais que dobra. Ainda é pouco para você?

Falando um pouco sobre o carregador e deixando de lado agora sua bateria. Este modelo (5000) conta com os mesmo plugs de seu irmão menor (3400). O que chegou aqui veio com plugs nos padrões dos mais diversos aparelhos, desde o de 2mm, passando pelo microUSB, e chegando até o proprietário da Apple, além de outros. A desvantagem sobre o 3400 é que o 5000 não vêm com opções de tomadas. Isso é algo que a Proporta poderia rever facilmente e adicionar futuramente no pacote. De qualquer forma, através do site da empresa é possível adquirir kits de conectores para os mais diversos tipos de tomadas, inclusive veicular, bem como plugs para outros formatos diferentes dos que o acompanha.

O revestimento do carregador é o chamado de softouch, é um emborrachado macio ao toque que serve também como isolante, afinal trata-se de uma considerável quantidade de energia armazenada ali. Seu tamanho, como comentei antes, não é grande, pelo menos nada que incomode na mochila ou dentro de uma bolsa e cabe em praticamente qualquer compartimento. Ele é pouco maior e mais grosso que um smartphone.

Portas de entrada e saída de energia
Portas de entrada e saída de energia

Na parte da frente estão dispostas três portas, sendo uma miniUSB para carregamento de sua bateria, e duas USB para transferência de energia aos outros aparelhos. Estas últimas têm capacidades diferentes e são identificadas com LOW e HIGH. A primeira é indicada para aparelhos mais antigos que não são capazes de receber uma alta carga de forma rápida. A segunda é indicada para os mais novos, como os últimos modelos de smartphones e tablets. Na parte de cima está localizado o botão liga/desliga e seus três LEDs indicadores de bateria.

LEDs indicadores de energia
LEDs indicadores de energia

O uso deste equipamento é tão simples que praticamente não se faz necessária a consulta ao manual. Basta conectar a uma tomada ou porta USB para carregar sua bateria e depois conectar o plug correspondente ao aparelho que precisa de bateria. Por falar em carregamento, aqui vai uma dica: O USB TurboCharger 5000 leva um tempo considerável para ter sua bateria toda carregada, algo em torno de 4 horas e meia. Então deixe para carregá-lo, por exemplo, em casa antes de dormir, e conecte seus aparelhos a este neste período. Assim quando amanhecer terá tudo carregado e pronto para suas necessidades.

O que mais acompanha este carregador, além dos conectores e manual, é cabinho retrátil (USB/plug genérico fêmea) e uma sacolinha de veludo para que se possa transportar tudo sem correr o risco de perder nada. Simples, mas uma ótima idéia para não ficar sem aquele conector necessário para seu aparelho bem no meio de uma viagem.

Preço: $57.95 (algo em torno de R$100,00). Este modelo está presente e disponível em nossas Dicas de Compras ou diretamente no site da Proporta.

Conclusão: Com esta bateria na mochila, é possível até deixar os carregadores de seus aparelhos em casa durante uma viagem e se livrar daquele monte de fios. O USB TurboCharger 5000 é uma ótima escolha para quem tem maior necessidade de bateria durante maiores períodos distantes de tomadas.

Compartilhe