Informações de saúde nos exercícios físicos. Você sabe a melhor maneira de utilizar?

Como aproveitar as informações de seus exercícios?
Como aproveitar as informações de seus exercícios?

Não é de hoje as pessoas utilizam smartphones, smartbands e/ou relógios dedicados para praticar esportes. Falar em GPS, medição de frequência cardíaca, ritmo, medição de sono, contagem de calorias e tantas outras coisas é algo bem comum. Não precisa ser um geek para perceber isso, basta dar uma olhada em corridas de rua, academia, ir a algum parque para ver quantas pessoas fazem isso ou simplesmente abrir o Instagram para ser bombardeado por fotos com informações de exercícios.

Geramos muitos dados toda vez que praticamos algum tipo de esporte. São dados como distância percorrida, contagem de passos, calorias gastas e/ou consumidas, batimentos cardíacos, saturação de oxigênio, pressão arterial, lances de escadas subidos, tempo em pé, tempo de repouso e outros mais complicados como swolf, pace, potência e outros. Ufa!

Mas o que fazer com tudo isso? Será que você está tirando o melhor proveito destas informações? Se você é um atleta profissional e conta com um treinador competente claro que este saberá o que fazer, mas as dicas aqui não são para este público. Hoje vou falar o que eu, geek esportista amador, faço com meus dados. Quem sabe isso sirva para que você possa aproveitar melhor as suas informações ou até ajude a motivar a sair do sedentarismo.

Neste artigo vou citar vários aplicativos já citados aqui no NPossibilidades, para maiores detalhes sobre estes basta clicar em seus links correspondentes.

Captura de dados

Antes de pensar em utilizar algum dado é preciso capturá-lo e para isso o que mais temos à disposição são opções que vão das mais simples, passando pelas gratuitas até as mais caras,  e chegando até as mais complexas.

Vamos do básico: Aplicativos em smartphones. Existem os mais diversos para os mais variados esportes. Nomes como Nike+, Runtastic, Strava e outros são bastante comuns e fáceis de encontrar e atendem muito bem, mas são apenas os mais comuns, abaixo irei citar outros. Já algumas pessoas preferem opções mais dedicadas como relógios da Garmin, Suunto, Polar, Apple Watch ou pulseiras esportivas (smartbands).

Eu fico com uma mescla de dois tipos de solução. Utilizo um relógio Suunto Ambit 3 Sport que me permite fazer medições em todos os esportes que pratico (e até dos que um dia talvez faça) e junto a ele diversos aplicativos para estipular treinos e capturar informações variadas.

Alguns dos aplicativos são os da suite Freeletics (Bodyweight, Running e Gym), Nike+ Training, SWORKIT pro, diversos da Runtastic (PushUps, PullUps, SitUps, Six Pack, Leg Trainer, Butt Trainer e Squats), Fitness Point Pro e My Asics.

Todos este são para exercícios, mas a captura não termina ai. Utilizo também alguns para outras informações pertinentes à saúde. Dentre eles iCare Monitor (para medir pressão arterial, ritmo cardíaco, capacidade pulmonar, frequencia respiratória…), Sleep Cycle (qualidade do sono), Breathe+ (relaxamento – a vida precisa de pausas), Saldo de Água (lembrar de me hidratar) e MyFitnessPal (para ajudar na dieta).

Sincronização

RunGap - aplicativo para sincronizar dados entre diversos outros aplicativos
RunGap – aplicativo para sincronizar dados entre diversos outros aplicativos

Alguns dos aplicativos citados acima armazenam informações no Apple Saúde automaticamente, o que facilita bastante. Outros não fazem isso por puro desinteresse de seus desenvolvedores, como é o caso do Movescount (aplicativo do relógio Suunto). O que faço então é deixar meu relógio armazenar as informações durante os exercícios os quais são passados para o Movescount. Após isso aciono o aplicativo RunGap que permite fazer sincronização de diversas fontes diferentes (Garmin Connect, RunKeeper, Endomondo, Nike+, MapMyRun, Strava, Runtastic, SportsTracker, PolarFlow, Suunto Movescount), TomTom MySports, Adidas miCoach, TrainingPeaks, SportTracks, SmashRun, Magella Active, Dailymile, Fitbit, 2Peak, Løberute.dk, Polar Personal Trainer…) para o Apple Saúde ou vice versa.

Análise

Até aqui nada de diferente, tirando a quantidade de aplicativos (sim eu sei, sou viciado em aplicativos). Mas e a parte de “aproveitar os dados”? É agora que começa a brincadeira. Meu primeiro passo após a captura dos dados é o armazenamento em um local onde posso fazer algum tipo de análise. Como sou usuário de iPhone minha escolha óbvia é o Saúde (aplicativo nativo também conhecido como Apple Health). Para o Android acredito que o Samsung Health deva ser muito bom (desculpem não o conheço bem) e faça algo parecido (quem sabe até melhor?).

TactioSaúde - Aplicativo para analisar dados de saúde
TactioSaúde – Aplicativo para analisar dados de saúde

Para análise o Saúde não é dos melhores, mas serve como um agregador de informações. É nele que armazeno tudo gerado nos aplicativos citados acima e é a partir dele que outros aplicativos neste sentido conseguem trabalhar. Um dos melhores em minha opinião é o TactioHealth. Já comentei sobre ele anteriormente (confira aqui) mas basicamente o que este faz é mostrar como anda a sua saúde baseado em todas as informações que você gera. Ele até mostra gráficos como tantos outros, mas o melhor fica por conta dos resultados. Por exemplo, com suas informações sobre sono ele irá te dizer se dormiu o suficiente ou se as noites mal dormidas estão afetando a sua cognição. Qual o seu risco cardiovascular baseado na sua frequência cardíaca, quão saudável anda seu estilo de vida e outras informações.

Zones mostra informações sobre seus últimos exercícios
Zones mostra informações sobre seus últimos exercícios

Um outro que comecei a utilizar recentemente mas que tenho gostado bastante é o Zones. Ele consulta o Apple Saúde e mostra informações sobre seus últimos exercícios. São dados como tempo em cada zona cardíaca, calorias gastas, tempo, ritmo, intensidade e outros. Estatísticas comparativas entre seus esportes praticados em cada semana e outros. Sim, vários outros aplicativos mostram este tipo de coisa, mas o melhor vem agora. Você consegue neste criar painéis com visões diversas sobre seus exercícios da maneira que desejar. Por exemplo: Quais foram as suas corridas mais distantes (este ano, ano passado…)? Quais pedaladas você gastou mais calorias? Como anda o seu gasto mensal/semanal de calorias? Top 10 distancias praticadas por você na natação. Em que esporte você queimou mais calorias?… Como disse, o aplicativo permite que você faça os seus painéis comparativos.

HealthView - Quadro de informações
HealthView – Quadro de informações

O HealthView é uma espécie de “quadro geral” com todas as informações armazenadas no Apple Saúde. Totalmente personalizável, ele permite filtrar quaisquer dados que você achar mais relevantes e mostrar gráficos que podem ser divididos entre o dia atual, da semana, do mês e do ano. Conta também com um widget no qual você escolhe três dados para apresentar.

Stepz - Contagem de passos com direito a disputa entre amigos
Stepz – Contagem de passos com direito a disputa entre amigos

Stepz aplicativo para contagem de passos. Sim, é o mais simples dos aplicativos de análise desta lista, mas é interessante para ter uma idéia do quão ativo você fica durante o dia. Um lado interessante do Stepz é que além de te alertar como você anda (tuntiss) ele traz um pouco de “gameficação” para ajudar a manter o ritmo. Para isso conta com badges de conquistas e uma disputa saudável entre você e seus amigos para ver quem dá mais passos durante o dia.

Fitness Point - Musculação e medições
Fitness Point – Musculação e medições

O Fitness Point que falei acima na parte sobre captura de dados tem uma pequena parte na qual você pode analizar como anda o seu “crescimento”. É que além dele ter toda a parte de exercícios para quem pratica academia ele gera gráficos com suas medidas corporais. Útil para quem deseja este tipo de informação.

Outro interessante é o Deadline. Ele analisa seus dados de saúde, compara com os resultados de um questionário que você preenche e diz em que idade você irá morrer. Alguns vão dizer que é um pouco mórbido, mas depende de como você observa. Ele fica verificando o Apple Saúde e conforme você se exercita ele te mostra o quanto você aumentou sua expectativa de vida. Nada é oficial, não passa de uma brincadeira, mas é bom ter aquela sensação de que estamos no caminho certo mantendo um estilo de vida mais saudável.

QS Access - Importar dados para planilha
QS Access – Importar dados para planilha

QS Access – Esta dica vai para quem precisa exportar os dados do Apple Saúde para alguma outra aplicação, programa mais detalhado, seu médico… Este aplicativo permite criar planilhas no formato CSV com dados de TODOS os tipos armazenados por lá. Isso mesmo todos os dados de todos os tipos… tudo.

Descontos, dinheiro “fácil” e caridade

Aplicativo disponível para iOS e Android
Aplicativo disponível para iOS e Android

Sim, é possível conseguir descontos para compra de produtos através dos seus dados gerados durante exercícios. A dica não é nova mas ainda assim é válida. O aplicativo Heartbit (antigo Mova Maisveja aqui) faz isso. Pena que só aceita dados de caminhada, corrida e bicicleta. Além deste probleminha há ainda a falta de sincronização com diversos aplicativos de exercício. Fácil de resolver se o seu aplicativo preferido consegue sincronizar com o Strava. Basta ligar uma conta na outra e pronto, seus dados irão para o Heartbit, é assim que faço para meus dados do Movescount irem para lá.

Já a parte de ganhar dinheiro “fácil” fica por conta do aplicativo Beeminder. Nele você cria desafios pessoais os quais terá de realizar. Cumpriu o desafio recebe por isso, não fez paga para a empresa por trás do aplicativo. O Beeminder fica de olho nas suas metas através do Apple Saúde ou algumas outras opções à suas escolha.

Charity Miles - Aplicativo doa dinheiro para ONGs por seus exercícios
Charity Miles – Aplicativo doa dinheiro para ONGs por seus exercícios

Que tal além de descontos e dinheiro ajudar outras pessoas? Com o Charity Miles você ajuda em causas sociais diversas. Basta se exercitar que as empresas parceiras fazem doações para alguma das ONGs cadastradas, e você escolha qual delas. Para mais detalhes confira aqui.

Existem outras formas de aproveitar todas estas informações mas por hoje chega. O post já está muito grande e irei deixar para voltar a falar sobre este assunto outro dia. Aproveitem bem estas dicas e seus exercícios.

Compartilhe